Meio Bit » Baú » Internet » W3C: "Não usem HTML5 ainda"

W3C: "Não usem HTML5 ainda"

W3C, consórcio que cria e estabelece padrões Web, desaconselha o uso do HTML5 até que a especificação esteja completa.

07/10/2010 às 9:56

W3C.O W3C é o órgão responsável pela criação e regulamentação de padrões Web, e como tal, trabalha atualmente no HTML5, nova versão da linguagem de marcação de hiper texto que, dentre outras coisas, promete tornar o Flash, da Adobe, desnecessário.

Não é de agora que os principais navegadores do mercado já trazem suporte ao HTML5. Imparcial, muitas vezes incompatíveis entre si, mas muita coisa básica já funciona, e bem. A Apple tem interesse especial nesse processo de aceleração da adoção do HTML5 em detrimento do Flash, afinal, seus dispositivos iOS não conversam com o produto da Adobe. A propaganda do Safari 5 é, em boa parte, baseada no suporte ao HTML5.

Mas, olha a pegadinha: o HTML5 não está finalizado. As melhores previsões dizem que na metade de 2011 a linguagem estará completa, e dali em diante serão necessários mais dois ou três anos para ser aprovada e, aí sim, recomendada para produção. Philippe Le Hegaret, do W3C, acredita fortemente que o HTML5 é um "game changer", mas não agora. Ele recomenda que, por ora, Flash e Silverlight continuem sendo usados para a produção de interfaces ricas na Web, pelo menos até a nova versão do HTML estar devidamente finalizada e documentada.

Estado atual do HTML5 nos navegadores

Existem vários detalhes pendentes de atenção no HTML5, como recursos para aplicações Web, falta de padronização do CODEC de vídeo (h.264 está próximo, mas ainda não é), falta de suporte a DRM e ferramentas de autoração. Não é por má vontade que o HTML5 ainda não está pronto, é porque, de fato, ainda há trabalho a ser feito.

Apesar da importância que uma declaração do W3C tem, é pouco provável que as empresas criadoras de navegadores voltem atrás ou mesmo interrompam o processo de implementação da linguagem em seus motores de renderização. Disso, pelo menos até 2014 viveremos um talvez conturbado período de transição. Para quem apareceu prometendo trazer a paz para web developers, o HTML5 pode causar algumas dores de cabeça (temporárias) nos próximos anos.

Fonte: Neowin.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários