Meio Bit » Arquivos » Busca tornando-se mais importante

Busca tornando-se mais importante

02/03/2006 às 21:02

Posso dizer que estou dependente de um bom sistema de buscas. Não somente na Internet, mas também para meus arquivos e emails. Hoje em dia quando eu tenho que usar meu email do trabalho eu fico perdido se preciso procurar alguma mensagem antiga, o que não ocorre quando uso o Gmail. O mesmo ocorre com meus arquivos, que não precisam ficar mais meticulosamente organizados em diretórios como antigamente; ainda tenho uma organização básica, mas realmente para achar alguma coisa eu vou via Google Desktop e o sistema acha rapidamente.

Tudo isso me leva a pensar como o uso de computadores mudou, pelo menos para mim. Antes eu usava o Outlook, e apesar de organizar os emails em folders, era sempre complicado achar exatamente o que eu queria com a rapidez desejada. Os sistemas de busca na Internet também mudaram muito após o Google surgir e dominar o mercado. Lembro-me ainda como era difícil achar alguma coisa com o Altavista, que indexava milhões de páginas, mas seus resultados eram terríveis, principalmente quando se fazia uma busca sobre algo que era menos frequente. E pensar ainda por cima que estou usando toda esta tecnologia sem pagar um centavo por isso.

O Windows Vista trará um sistema de arquivos muito melhorado, com capacidade de transações (transactional file system), porem o esperado WinFS não será lançado com o Vista, provavelmente virá em 2007. Este sistema trará todo este conceito de busca a partir de um banco de dados de arquivos para todos os usuários Windows. Algo semelhante já existe no Mac OS, ao integrar o sistema de busca Spotlight com o sistema de arquivos HFS+.

relacionados


Comentários