Meio Bit » Arquivo » Software » Ninite: quebra a árvore ao invés do galho

Ninite: quebra a árvore ao invés do galho

Ninite, site que cria pacotões personalizados de programas, chega ao Linux.

13 anos e meio atrás

ninite.png

No final de julho havíamos publicado um texto que redigi sobre o fiel e bacanudo Jolicloud. Dos suspeitíssimos elogios que sempre faço ao projeto, o que mais gosto de reforçar resulta de um mix honesto de simplicidade e sincronismo.

Como sempre sonhamos para qualquer OS, a capacidade nativa de instalarmos os nossos kits e pacotes customizados de maneira bulk, sem encrenca, faz do Jolicloud o show-boy open source para Linuxers e ainda por cima repete toda a sua máquina em outra, de acordo com sua conta, sua cloud, seu tudo... coisa fina.

Mas o post não é sobre o Jolicloud, mas sim sobre o Ninite e sua desalmada tarefa de resolver uma entre as coisas mais chatas do mundo: reinstalar seus programas favoritos em um primeiro setup. Não seria bacana se você pudesse, além de instalar seu OS na sua máquina toda formatadinha, de quebra instalar todos os seus softwares preferidos? Agora imagine se alguém online fizesse o pacote e mandasse entregar para você...

O Ninite é como um grande repositório dedicado à esta tarefa. Se você utiliza o Ubuntu, melhor ainda. Basta ir direto para o site dos cabras, marcar os programas desejados e clicar em "Get Installer". De mãozinha beijada, no mamão com açúcar, um *.deb lhe será oferecido para download contendo toda a sua seleção.

Apps de terceiros? Tipo Adobe Air, Dropbox e blá blá blá? Tudo coberto, camaradinha — e você pode colaborar sugerindo outras.

Mesmo sendo a arquitetura dos pacotes *.deb do projeto desenhada mais especificamente para Ubuntu, a comunidade Linux anda reportando às muitas sucesso sem problemas com outras distros e versões.

Aí você, todo sem fé na humanidade, pergunta: "E para Windows?" Eu te digo, então, para clicar aqui.

Ah, as coisas que Nossa Senhora da Simplicidade oferece...

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários