Meio Bit » Arquivo » Indústria » iPad: Netbook Killer?

iPad: Netbook Killer?

13 anos e meio atrás

Os dados são incontestáveis. No mercado americano a venda de netbooks tem caído vertiginosamente desde a chegada do iPad, apesar da enxurrada de modelos (ok, tudo mais do mesmo) e opções de cores, preços e fabricantes.

O netbook ficou obsoleto? Não creio. O que vejo acontecer é que o usuário normal comprava o netbook na esperança de ter mobilidade, caindo em dois grupos: Os que estavam cientes das limitações do aparelho e os que achavam que ele substituiria perfeitamente o desktop ou o notebook.

Os que achavam que ele iria substituir o notebook descobriram que não era o caso. Quem já tentou editar vídeos no EeePC sabe do que estou falando. A tela de 11 polegadas é no limite, quaaaase dá para usar confortavelmente, mas faltam algumas polegadas, que se a mais acabaram com os sonhos da Marta Rocha, a menos acabaram com os sonhos da Asus.

Já o outro grupo fazia um uso consciente do equipamento. Ótimo pra textos, consultas web, mas nada realmente "sério".

O advento do iPad trouxe mais mobilidade ainda, livrou o usuário do "trabalho" de gerenciar um computador completo e o proporcionou uma experiência web muito melhor do que a de um netbook. NADA no netbook chega aos pés de um Flipboard, por exemplo.

O netbook era uma ferramenta imperfeita ocupando um nicho que não era dela. Hoje eles continuam ideais para quem quer mobilidade com muita entrada de dados e precisa de um computador inteiro, seja em termos de armazenamento, seja em termos de software. Simplesmente não dá para rodar um Word de verdade no iPad. Não é essa a proposta.

A lição é: As pessoas vão pegar o que estiver disponível, mas sempre que for viável escolherão simplicidade. Por isso não aposto em tablets rodando Windows 7. Windows Phone sim, o 7 é overkill, complexidade desnecessária e pelamordedeus (como diziam as personagens do Costinha) é inconcebível um tablet parar para fazer um Windows Update. Ou para recompilar o kernel, se for Ubuntu.

Fonte: Crunchgear

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários