Meio Bit » Baú » Games » Warren Spector: Games estão na era de ouro

Warren Spector: Games estão na era de ouro

Para criador de Epic Mickey, momento atual dos games é fantástico.

20/09/2010 às 10:03

dori_epic_15.09.10

E se eu lhe perguntasse sobre a atual situação da indústria de jogos eletrônicos? Você acha que os jogadores já estiveram mais bem servidos em outras épocas? E para as produtoras, é melhor agora devido ao maior número de jogadores e plataformas ou a concorrência mais forte é um ponto negativo? Pois saiba que está pergunta foi feita a Warren Spector, criador de títulos aclamados como Deus Ex e System Shock e que está prestes a lançar o Epic Mickey e considero sua resposta bastante relevante.

Atualmente, penso que seja um tipo de era dourada. Eu posso fazer um jogo exclusivo do Wii protagonizado pelo Mickey Mouse, outra pessoa pode fazer um MMO original de 100 milhões de dólares. Tenho amigos que estão literalmente trabalhando sozinhos em jogos indie que não possuem expectativa de lucro ou de serem sucesso comerciais. Temos caras trabalhando em jogos para o iPhone.

Há tantas maneiras de se alcançar uma audiência agora e tantas plataformas. Há as coisas por download, jogos para o Facebook… Se você acha que todos os jogos do Facebook são ruins, ei, no Wii há coisas boas e se você acha que os títulos do Wii não prestam, vá ao Independent Game Festival e veja o que está acontecendo por lá. Mas se você pensa que tudo isso é ruim, visite a App Store e compre jogos lá. É insano. Há algo para todos, o que significa que há algo para cada desenvolvedor fazer que seja significativo para eles e que inflamará sua paixão.”

A maior parte dos leitores do MBG devem saber o apreço que tenho pelos jogos antigos e sinceramente não consigo mensurar se essa ou a geração dos 16-bits, por exemplo, é a melhor, mas concordo com o ponto de vista do game designer. Hoje em dia, são tantas opções e tão variadas que é praticamente impossível não encontrar vários títulos que nos agradem, bastando ao jogador apenas procurar a plataforma correta.

[via VideoGamer]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários