Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » iPods para 1 ou 2 anos

iPods para 1 ou 2 anos

18 anos atrás

Um ou 2 anos é o tempo de vida que a Apple considera normal para que um iPod funcione corretamente. É o que descreve a matéria de um jornalista para a Agência Estado publicada no Yahoo! nesta última segunda-feira. Segundo o autor da matéria, dos seis iPods que sua família comprou, 3 unidades foram adquiridas para substituir modelos que simplesmente pararam de funcionar.

A matéria relata o descaso da assistência técnica da Apple Brasil com o caso e revela o custo absurdo de reparo de uma unidade que apresente problemas. Mas o autor não prende-se apenas às suas reclamações. Com depoimentos de profissionais do setor de tecnologia busca desvendar o mistério dos iPods que morrem de repente. A conclusão é, no mínimo, curiosa. Ressaltando o fato de que o software iTunes prende o usuário à linha de players da Apple, ele questiona as razões pelas quais a empresa, ciente de problemas de produção em vários modelos, continua a produzí-los e propagandeá-los como seu carro chefe. Nos EUA existem advogados abrindo processos coletivos contra a Apple, segundo a matéria, tamanho número de clientes descontentes com o produto.

Outro artigo também publicado no Yahoo! entrevista Murilo Pereira Leite, sócio da Serv Comp, assistência técnica autorizada Apple em São Paulo. Ele revela que sua empresa recebe 30 iPods por dia para reparos e que apenas em Janeiro deram entrada 494 iPods com problemas de funcionamento. Ele ressalta que a maioria dos problemas ocorre por mau uso, principalmente por contato do player com água. Mas destaca que o modelo iPod Mini é mesmo problemático, muitos HDs dessas unidades param de funcionar sozinhos, sem razão aparente.

O artigo comenta ainda que não existe manual em português para os iPods, nem com o aparelho e nem no site da Apple. A Apple resumiu-se a dizer que trabalha para providenciar a documentação mas que não pode comentar previsão para disponibilidade. O código de defesa do consumidor proíbe a venda de produtos eletrônicos no Brasil sem manual em língua portuguesa esclarecendo os procedimentos de uso e manutenção dos mesmos.

relacionados


Comentários