Meio Bit » Arquivo » Segurança » Botnets, spyware e outras ameaças

Botnets, spyware e outras ameaças

18 anos atrás

Li este final de semana uma matéria interessantíssima do Washington Post [via] sobre botnets, que nada mais são do que redes de computadores infectados por algum programa malicioso. Quem controla uma botnet, que pode ter desde centenas ate milhares de computadores espalhados, pode controlar as máquinas de forma a enviar spam, ataques a outros servidores, roubar senhas e números de cartões de crédito e outras atividades ilegais.

No artigo há uma reportagem com uma destas pessoas, um malandro que trabalha de casa e ganha uma grana boa com isto. O que mais me assustou foi a facilidade de infectar outros computadores, e como é simples conseguir informações importantes como as que citei acima. O número que é citado no artigo é de que 4 em cada 5 computadores estão infectados com algum malware.

Fiquei pensando: eu julgo me defender razoavelmente bem, instalando os patches do Windows, rodando um antivirus e programas anti-spyware, e mesmo assim volta e meia eu acho algo estranho instalado no meu PC. E outra, eu uso computadores de outras pessoas com alguma freqüencia, e de la acesso meus sites protegidos, percebi que estou me expondo desnecessariamente. Vou começar a usar o meu pendrive com o portable firefox, ou melhor ainda, o Torpark, que deixa tudo mais seguro.

O que mais eu achei após alguma pesquisa:
- Siteadvisor: extensão para o Firefox e Internet Explorer que avalia e avisa se os sites que o usuário está visitando são perigosos.
- Windows Defender: aplicativo (beta) da Microsoft de proteção contra spyware
- WinPatrol: para monitorar os programas que iniciam automaticamente, registro do Windows e mais.

relacionados


Comentários