Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » O que é um MacIntel?

O que é um MacIntel?

18 anos atrás

Estou tentando responder uma pergunta, racionalmente. Qual a diferença entre o MacIntel e um IBM PC hoje em dia? Falando sério, pensei um pouco sobre esse assunto e até cheguei a uma conclusão (que aposto que não será universalmente aceita) e acho que seria muito legal ouvir o que outras pessoas tem a dizer. Então vou explicar meu ponto de vista e dar algum combustível para que você, leitor do meiobit.com, possa também pensar sobre isso. Depois de ler o artigo, fique à vontade para falar sobre isso em nosso forum.Sei que estou entrando em uma área delicada. Sei que falar sobre Macs pode ser pior que publicar charges de Maomé. Mas como sempre tive pouco (ou até nenhum) medo de entrar nesse tipo de assunto, gostaria mesmo de desenvolver esse diálogo.

A pergunta é: Qual a diferença racional entre um MacIntel e um IBM PC, hoje em dia.

Pensei muito sobre isso, e como a questão deve ser racional devemos tentar nos livrar dos pontos de vista pessoais (tarefa muito difícil) e manter-nos focados no que possa ser tangível, mensurável ou qualificado. Coisas como X é melhor que Y não são válidas, já adianto, pois se você não pode acrescentar um estudo, análise, dados, ou provas de que X é mesmo melhor que Y e porquê, então é apenas sua opinião. E sua opinião não terá mais valor que a opinião de outros (isso é democracia) e portanto a coisa pode tornar-se uma discussão sem sentido, que não é o objetivo aqui.

Tenho um notebook da HP, um típico PC, com processador x86 da AMD de núcleo simples. A placa mãe dele é um modelo proprietário da HP, desenhado por ela produzido por alguma empresa de algum tigre asiático, provavelmente. A BIOS dele também é HP, desenhada e escrita por funcionários da HP, e provavelmente gravada em algum desses tigres asiáticos. Isto é um notebook PC típico. Vamos por um momento agora pensar em um novo MacBook Pro. Ele vai ter uma placa mãe projetada pela Apple e construída em algum tigre asiático (provavelmente) e uma BIOS escrita pela Apple para esse modelo de máquina. E usa um processador x86 da Intel de núcleo duplo. O que é um MacBook Pro então? Usando a lógica booleana, se algo parece com um gato, anda como um gato, cheira como um gato e mia como um gato, provavelmente é um gato.

Assim vejo os novos Macs. Eles se parecem (em termos de arquitetura) com um PC, funcionam como um PC, usam processadores de PC, dispositivos de PC e rodam sistema operacional que é compatível com PC... são portanto PCs! Um MacBook Pro é apenas um notebook PC feito pela Apple, assim como o meu é um notebook PC feito pela HP. A Apple agora faz PCs, como a Dell, a Lenovo, a HP/Compaq, a Itautec, a Asus, enfim. A Apple tornou-se uma montadora e distribuidora de máquinas IBM PC.

Vamos fundamentar isso agora. Pegue um novo Asus W5F, note da Asus com Intel CoreDuo. Coloque-o do lado de um MacBook Pro e vamos brincar de jogo dos 7 erros. Tanto o Asus como o Apple usam a mesma memória, o mesmo HD, o mesmo vídeo, o mesmo chipset, o mesmo processador, o que muda? A placa mãe e a BIOS, apenas isso. A placa mãe do Asus é da própria Asus, assim como a placa mãe do Mac é da Apple. A BIOS do modelo da Asus é Award, ou Trend, ou Phoenix. Tirando essas pequenas diferenças as máquinas são idênticas, inclusive com componentes intercambiáveis. Se a máquina da Asus é um IBM PC, porque eu não poderia chamar esse Apple de IBM PC também? Na verdade eu posso, porque é o que ele é de verdade.

Os novos MacIntel da Apple são lindos, cheios de estilo. São máquinasmuito boas, sem dúvida. Mas são apenas IBM PCs, como os que qualquer outra integradora de sistemas vende.

relacionados


Comentários