Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Tinta invisível

Tinta invisível

18 anos atrás

Escrever algo secreto em um pedaço de papel, com uma tinta que desaparece e que possa ser lido depois com alguma técnica secreta não é mais exclusividade de James Bond. Há algum tempo existem canetas com tinta ultravioleta no mercado. Quando você escreve com elas em alguma superfície, como papel, nada aparece. Porém ao iluminar a área com luz ultravioleta (também chamada de luz negra) torna-se visível a tinta.

A tinta possui componentes químicos especiais que não refletem as freqüências visíveis de luz, mas que quando recebem luz de alta freqüência emitem brilho no espactro visível. O resultado é que sob luz normal (do sol e lâmpadas) a tinta não aparece. Mas quando iluminada com luz ultravioleta ela torna-se brilhante.

Na faculdade um amigo meu possuia uma dessas canetas. Você realmente pode escrever o que quiser no seu braço, no papel, na mesa, e é impossível ver. Parece que é uma caneta sem tinta. Ao iluminar com a luz UV aparecia tudo, nítido e claro.

Claro que o maior propósito desse material não é usar na facudade. Em aplicações industriais de montagem e segurança, onde avisos restritos precisam ser passados esse tipo de tinta tem muito uso. Ainda assim, pode ser interessante ter uma dessas com você para usar quando precisar.

Mais informações podem ser obtidas aqui, ou também aqui, ou em português aqui.

relacionados


Comentários