Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Book – Direção de Modelos para Fotógrafos

Book – Direção de Modelos para Fotógrafos

13 anos e meio atrás

Eu entrei no mercado fotográfico fazendo books. Nada mais natural, pois minha área sempre foi o retrato, e fotografar pessoas me pareceu a maneira certa de começar a ganhar algum dinheiro. Porém, para o iniciante pode ser uma situação traumática. Você comprou uma câmera bacana, estudou um pouco de fotografia, comprou dois flash da Atek (próxima resenha), alugou um lugar com tamanho mínimo para um estúdio, pensou em um fundo infinito que não reflete luz e agora está lá, parado na frente da modelo. O que fazer agora? Billy Pegram responde isso em seu ótimo livro Book – Direção de Modelos para Fotógrafos, que está a venda no Brasil pela Editora Photos.

O livro nada mais é do que um grande manual para você aprender de forma prática e rápida a como dirigir a sua modelo durante o ensaio fotográfico. Mulheres, quando procuram o serviço de book, querem ser representadas nas fotos como pessoas lindas e sensuais. Porém, clientes que não são modelos profissionais não sabem se posicionar em um estúdio. É nessa hora que precisam da intervenção de um fotógrafo bem preparado. Pegram abre o livro mostrando a importância do fotógrafo desenvolver um estilo próprio e que o ato da modelo posar bem está diretamente ligado à satisfação da cliente.

Depois de passar por um capítulo onde são explorados os princípios básicos da fotografia de book, como o planejamento, o fluxo de trabalho e as ferramentas, nós entramos em uma série de capítulos que visam mostrar a importância do correto posicionamento do corpo da modelo. O Capítulo 02 mostra diversos exemplos de postura e posicionamento (pés e tornozelos, quadris e nádegas, mãos e pulsos, braços e ombros). Cada um desses aspectos possui diversas combinações e posicionamentos que podem levar a uma melhor estética de sua imagem.

O Capítulo 03 é dedicado exclusivamente ao posicionamento da cabeça e as expressões faciais. Destaque muito importante para os olhos e lábios nessa parte do livro. São dois aspectos que podem valorizar ou destruir a sua imagem. O Capítulo 04 é muito bom, pois ele trata dos diferentes tipos e estilos de fotografia de Book. Temos aqui um pouco do que é fotografia comercial, fashion, glamour, lingerie, modelos acima do peso (a maior parte das suas clientes), editorial, catálogo e mais alguns estilos. O Capitulo 05 é a cereja do bolo, em minha opinião. Aqui temos vários exemplos visuais comentados de trabalhos com modelos de diferentes estilos. Só essa parte já valeria a compra do livro. Por fim, temos o Capitulo 06 onde são mostrados alguns conselhos e dicas, principalmente sobre a estrutura do book e os estilos a serem escolhidos para as modelos.

Em resumo, um bom lançamento, principalmente para você que está começando na fotografia agora e não sabe muito bem como encarar o primeiro ensaio. Todas as lições são ricamente ilustradas com fotos maravilhosas e o papel de impressão é de ótima qualidade. O livro Book – Direção de Modelos para Fotógrafos está disponível para venda no site da Editora Photos e o investimento é de R$ 89,00. 

direção de modelos para fotógrafos

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários