Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft Web Plataform Installer: forma simples de instalar aplicativos Web

Microsoft Web Plataform Installer: forma simples de instalar aplicativos Web

Com o Web Plataform Installer da Microsoft, conseguimos instalar aplicações web, ferramentas de desenvolvimento de uma forma simples e rápida.

13 anos e meio atrás

Instalar aplicações Web nem sempre é uma tarefa fácil, dependemos de compatibilidade com banco de dados, versão correta da tecnologia utilizada no projeto, permissões, enfim, várias configurações que mudam a cada aplicação.

É nesse ponto que o Web Plataform Installer da Microsoft ajuda, e ajuda muito! Ele é um software que lista várias aplicativos Web para download e faz a instalação automaticamente. Dependendo do aplicativo, é preciso informar o nome do servidor do banco de dados, usuário e senha, mas nunca instalei algo que fosse mais complexo que isso 🙂 . Além de aplicativos Web, ainda conseguimos instalar ferramentas como o Visual Studio Express, SQL Server Express, e muitas outras que facilitam o desenvolvimento.

No momento, há duas versões para download, o Web Plataform Installer 2.0 e o Web Plataform Installer 3.0 Beta, que ainda não está na versão final, mas utilizo sem problemas, e é o que mostrarei aqui.

Na tela inicial do Web Plataform Installer, já é mostrada uma lista com todas as novidades disponíveis para download, e na versão 3.0 a lista está ótima, com itens como PHP 5.2.14, WordPress, IIS Media Services 3.0… Veja abaixo.

PHP? PhpBB? WordPress? Moodle? Mas isso não é da Microsoft, não é feito em ASP.NET!” Não tem problema. O mais legal é que o Web Plataform Installer não está limitado a software escrito em .NET, então tem PHP aí sim, e se continuarem nesse ritmo a quantidade de aplicações na linguagem ficará maior 😉

Como nem tudo é perfeito, ainda sinto falta do MySQL na lista de downloads, afinal a maioria desses aplicativos em PHP o utiliza como banco de dados. Vamos aguardar e torcer para liberarem o MySQL também no Web Plataform Installer.

Agora, vamos imaginar um cenário. Utilizo Windows 7 e IIS para rodar meus aplicativos feitos em ASP.NET, só que eu quero instalar o WordPress no meu computador. Tenho alguns pré-requisitos para fazer isso tudo funcionar, como o PHP instalado, entre outras aplicações, vamos ver passo a passo como ele auxilia a instalação.

Primeiro claro, eu seleciono que quero instalar o WordPress, até consigo ver algumas informações sobre o aplicativo.

Clicando em Install, precisamos escolher em qual servidor Web vamos instalar o aplicativo, no Microsoft WebMatrix ou no IIS7. Por padrão, vamos escolher IIS7 (o WebMatrix é assunto para um outro post 🙂 ). Mas e o Apache? Não tem, mas quem sabe não aparece numa versão futura também? Detalhe que quem utiliza Windows 7, por exemplo, o IIS7 precisa ser instalado manualmente, em Adicionar ou Remover Componentes do Windows.

Clicando em Continue é que vem a parte mais legal da brincadeira. Não faço idéia do que eu preciso para fazer o WordPress funcionar, mas ele sabe, e a lista não é pequena. A próxima tela informa tudo que preciso instalar, e ele mesmo fará isso: vai fazer o download, e instalar uma por uma das dependências, o que precisar de dados adicionais, será mostrado formulário para o usuário configurar.

Analisando a imagem acima, dá para ver um detalhe interessante que é o MySQL. Então, mesmo não listando o MySQL como uma opção de instalação de aplicativo, para aplicações que dependem do mesmo ele verifica se já existe e, se não existir, é feito o download, no caso do MySQL Windows Essentials 5.1.

Agora é só clican em I Accept que a parte de configuração vai começar. Eu preciso definir uma senha para usuário root do MySQL, e essa é a primeira pergunta.

Após feita toda a configuração, que nesse caso é só do MySQL, a instalação é iniciada. Ela fará o download de todos os pré-requisitos e os instalará um por um.

Essa é uma instalação “complexa”, afinal, não possuo MySQL, nem PHP, nem os módulos do IIS para o PHP funcionar no mesmo, mas o trabalho é simples com a ajuda do Web Plataform Installer.

Se estiver interessado em testar blogs, CMS, portais, o Web Plataform Installer possui a instalação dos melhores, e vai facilitar muito o seu trabalho.

relacionados


Comentários