Meio Bit » Arquivo » Mobile » Palm libera novidades do webOS 2

Palm libera novidades do webOS 2

Palm mostra novas armas do webOS para colocá-lo no páreo dos sistemas móveis para tablets. As novidades empolgam!

13 anos e meio atrás

Se tem uma coisa que a Palm fez direito nos seus últimos dias como empresa independente, esse algo foi o webOS. O sistema operacional móvel que equipa o Pre foi muito elogiado por todos, e embora não tenha sido suficiente para salvar sua criadora do balanço no vermelho e da posterior aquisição pela HP, deu uma limpada na imagem já bem desgastada dela.

Agora sob as asas da HP, o webOS continua em desenvolvimento. Muito se fala sobre sua utilização num futuro próximo, especialmente em tablets. Apesar da incerteza sobre aonde ele aparecerá, é certo que ele não morreu. Prova disso são as informações que a Palm liberou sobre o webOS 2, novíssima versão do sistema operacional móvel.

Essa primeira leva de recursos e mudanças é bastante focada em desenvolvedores, trazendo benefícios para usuários finais, porém não aqueles que saltam à vista. Dentre elas, destaca-se as mudanças drásticas na busca universal, rebatizada como Just Type e anabolizada com Quick Actions, ações realizadas através de comandos em texto que acabam transformando o recurso nalgo próximo do Launchy para Windows, ou QuickSilver para OS X.

Nova cara do webOS 2.

Outras novidades que chegam ao usuário final são as Exhibitions, mudanças no comportamento do sistema quando esse estiver acoplado a uma dock especial, e o Synergy, uma aplicação central para emails (Exchange incluído) e redes sociais, inclusive com abertura para third parties. Ainda há melhorias na execução de código JavaScript e HTML5.

Para desenvolvedores, importa saber que a Palm já liberou o SDK do webOS 2 para membros do Early Access Program. A nova versão  promete implementar a complementação entre código da Web e código nativo do sistema, via seu PDK, num funcionamento que lembra (apenas no conceito) o do plugin do Flash para desktops.

Fonte: PreCentral.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários