Meio Bit » Baú » Software » Adobe Flex 2.0

Adobe Flex 2.0

08/03/2006 às 0:30

O que é o Flex?
Flex é uma tecnologia desenvolvida pela Macromedia que permite a geração de Flash em tempo real usando templates escritas em XML. A linha de produtos consiste em:

Flex Framework 2.0
É a base da tecnologia e será distribuído gratuitamente, o que deve facilitar muito a adoção dele. A Framework consiste de elementos visuais em Flash como botões, barras de rolagem, caixas de entrada de texto entre outros, ferramentas básicas de desenvolvimento como compilador e depurador através de linha de comando e uma biblioteca de classes do ActionScript 3.
Flex Charting Components 2.0
Será uma extensão para a Framework, para geração de gráficos dinamicamente. Os desenvolvedores/designers poderão usar todos os recursos e aplicar os mesmos efeitos visuais disponíveis para o pacote básico. Além disso, os gráficos poderão ser interativos também.

Flex Builder 2.0
É claro que a Adobe não ia dar tudo isso de graça. Mesmo podendo usar a Framework com o bloco de notas e o compilador básico, eles terão um Integrated Development Enviroment (IDE), ou seja, um ambiente visual e integrado de desenvolvimento, aos moldes do Visual Studio/Eclipse. Ele será opcional.

Flex Enterprise Services 2.0
Ele acrescenta a comunicação com dados no servidor, com sincronização das informações, paginação automática e atualização assíncrona, ou seja, programas que você conecta uma vez ou outra, como uma agenda num dispositivo móvel que atualiza a sua versão online, quando conectada.

O Flex é uma bela e robusta alternativa ao Ajax. Sim... antes de alguém sequer pensar em XMLHttpRequest, que faz do Ajax tão atraente, o Adobe Flash, sob a batuta da incorporada Macromedia, já fazia isso há muitos anos. Além disso, uma framework gratuita é ainda melhor.

Para quem não é familiarizado com o termo "framework", ele significa plataforma ou ambiente de trabalho. Por exemplo, programas escritos em Java rodam em cima de uma plataforma chamada Java Virtual Machine. A .Net Framework da Microsoft, mesmo princípio. Com isso, a Adobe disponibiliza qualquer provedor e desenvolvedor as ferramentas básicas para o Flash ser criado dinamicamente, como formulários e texto em alta qualidade, som, vídeo, tudo integrado.

Além disso, fazer um único código e ele ser imediatamente compatível com todos os browsers e sistemas operacionais, sem a complicação necessária que normalmente acompanha esses testes. Espero coisas boas por aí.

Faça o download aqui, mas é preciso cadastrar antes. Ele também serve para o download de outros trials.

Para ler mais, comece aqui. Já existe uma vasta documentação sobre o Flex. É preciso algum conhecimento de XML para entender bem os exemplos.

Dica: Paulo Iap

relacionados


Comentários