Meio Bit » Arquivo » Mobile » Aplicativo do Grooveshark é retirado da App Store

Aplicativo do Grooveshark é retirado da App Store

Aplicativo do Grooveshark é retirado da App Store após processo movido pela Universal Music Group do Reino Unido

13 anos e meio atrás

Grooveshark para iPhone

Grooveshark para iPhone

Procurava algum serviço para escutar músicas sem precisar baixa-lá, por streaming mesmo. Foi aí que encontrei o Grooveshark e a minha vida mudou. Existem alternativas para o serviço? Existem sim. Mas, o serviço é excelente. Tanto que temos alguns outros autores que também usam/gostam dele. Postado em 13 de agosto, o artigo da Fabiane Lima dizia já estar disponível o aplicativo para iPhone. Pouco tempo depois, ele sumiu! Qual a resposta? um requerimento feito pela Universal Music Group do Reino Unido.

A diferença está em que o serviço permite que você faça uploads das músicas para o site. Isso pode ser bom para divulgar pequenas bandas mas, em contrapartida, isso também é ruim pois "quebra" direitos autorais das gravadoras.

Faz um ano que o aplicativo do Grooveshark foi recusado da App Store. A empresa passou um ano trabalhando nessa versão mas não teve jeito, o aplicativo foi tirado do ar novamente. Ele está disponível para download em aparelhos com jailbreak, e se eu tivesse iPhone, correria para baixa-lo. O grupo Universal Music está processando o Grooveshark por quebra dos direitos autorais, e afirma que o plano de negócios da empresa é baseado em "quebrar direitos autorais".

A culpa não é da Apple (antes que alguém venha falar que estou falando mal da empresa). Pode  ser um misto entre Grooveshark e gravadoras. O serviço poderia tentar obter acordos com as gravadoras e elas, por sua vez, oferecer músicas a preços acessíveis ou algum serviço de streaming nos moldes do Grooveshark que utilize apenas as músicas do seu catálogo (sem permissão de uploads entre usuários). Até agora, com exceção do VEVO, não vejo futuro para nenhum outro aplicativo lançado pelas gravadoras (e somente pelas gravadoras).

Nas outras "app store" o aplicativo ainda pode ser baixado. Lembrando que, para escutar música pelo celular, é preciso ser usuário VIP (US$ 3 por mês ou US$ 30 por ano).

Fonte: TUAW

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários