Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Tutorial: del.icio.us

Tutorial: del.icio.us

O del.icio.us é um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus

18 anos atrás

O del.icio.us é um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto.


Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar. Você também pode compartilhar seus bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além desse uso o del.icio.us pode ser usado para criar listas de presentes, para acompanhar web-sites que tem conteúdo e links dinâmicos e para pesquisas sobre qualquer assunto. Neste tutorial vamos cobrir todo o uso do sistema, desde a criação de uma conta até a operação com plug-ins do Firefox e por leitores de feeds RSS. O Tutorial é composto dos seguints itens:

1- Criando uma conta no del.icio.us
2- Acessando sua conta
3- Adicionando Bookmarks
4- Acessando e gerenciando seus Bookmarks
5- Ajustando configurações
6- Procurando e adicionando bookmarks de outros usuários e assuntos
7- Compartilhando seus bookmarks
8-Extras
8.1- Extensão del.icio.us para Firefox
8.2- Bookmarks via RSS

Leia o tutorial, acesse o del.icio.us e compartilhe seus sites prediletos conosco!NA: As imagens deste tutorial podem parecer ilegíveis devido ao redimensionamento para o formato da página. Nesse caso um clique sobre a imagem mostra a versão em tamanho real, que garante a correta visualização da mesma.

1- Criando uma conta no Del.icio.us
Claro que se você já tiver uma conta no serviço pode ir diretamente para o passo 2 do tutorial.

Mas se você, como eu, ainda não tinha uma conta no del.icio.us, é hora de criá-la. Acessando a página principal você encontra a área de logon e a área de registro. Vamos nos registrar:

 

Após isso vem uma tela com a verificação de palavras, onde você prova que é um ser humano e não um bot tentando fazer cadastro. Confirmada a palavra surge uma tela que intrui você a criar bookmarks no seu Firefox para acessar seus links e criar links novos em sua conta. Adicionados os links em meu Firefox usando Mandriva Linux a barra ficou assim:

 

Com esses botões você poderá rapidamente ir para sua página no del.icio.us (my del.icio.us) ou colocar a página que você está visitando agora em seu del.icio.us (post to del.icio.us). Se você não usa o Firefox há duas dicas que posso dar. A primeira é para que você experimente o Firefox, a segunda é que o site fornece instruções para a criação de links semelhantes em outros navegadores logo após a criação da conta. Não esqueça de verificar em seu e-mail a mensagem de validação do sistema, sem clicar no link provido com a mensagem sua conta não será confirmada.

2- Acessando sua conta
Agora que você já criou sua conta e personalizou seu nevegador predileto é hora de acessar sua página inicial do del.icio.us e ver o que o sistema pode oferecer. Após fazer o login sua página é carregada, nela você encontra seu username, um link para as opções (settings) e outro para fazer o logout. Existem links para seus favoritos (your bookmarks) para sua caixa de entrada (inbox) para o for e para o post. Esses links encontram-se na área superior esquerda da página.

O link for leva-o à uma página onde você pode visualizar todos os bookmarks que outros usuários (como seus amigos, parentes e colegas de trabalho) podem enviar à você. O link post permite adicionar uma entrada aos seus bookmarks através de uma URL que você forneça. É útil se você não desejar instalar as personalizações em seu navegador.

Ainda na página principal você encontra o item recent, que traz informações sobre os últimos links adicionados por outros usuários. E o item popular que mostra os links mais visitados pelos usuários do serviço. A maioria do conteúdo encontra-se em inglês, portanto esses itens podem ser pouco atrativos para a maioria dos usuários de língua portuguesa. Ainda assim é possível encontrar muitas coisas interessantes.

3- Adicionando bookmarks
Assumindo que assim como eu você também adicionou os links do del.icio.us em seu navegador vamos agora adicionar bookmarks à nossa conta. Basta acessar o website que você deseja incluire clicar no link Post to del.icio.us. Você será levado à uma tela do serviço que traz campos para inserir informações.

 

Os campos url e description já aparecem preenchidos com a url o título da página a ser arquivada. Os campos notes e tags precisam ser preenchidos pelo usuário e referem-se à anotações pessoais sobre o conteúdo do site (ou qualquer outra coisa que o usuário queira incluir) e a palavras-chave sobre o conteúdo do site para busca e referência futura. A exatidão dos conteúdos desses campos determina a qualidade do seu arquico de bookmarks. Pense que daqui a alguns meses ou anos você queira encontrar um bookmark importante, e como seria ruim procurar por ele em um arquivo confuso e desorganizado. Quando você começa a escrever as tags (uma tag é formada de apenas uma palavra e elas são separadas por espaços) o del.icio.us apresenta sugestões de preenchimento. No caso apresentado como exemplo eu digitei tec e o del.icio.us recomendou acertadamente tecnologia.

Após preencher os campos clique no botão Save e você será levado de volta ao website para continuar sua visita.

4- Acessando e gerenciando seus bookmarks
Clicar no botão my del.icio.us do seu navegador customizado (ou acessar sua conta através da página de logon do sistema) permitirá que você visualize as entradas de bookmarks que você já fez. Em sua página de bookmarks você verá uma lista de suas entradas, com as descrições que você inseriu durante o cadastro. Aparecem também estatísticas sobre quantos outros usuários do serviço adicionaram esta mesma url ao sistema, além de links para editar, deletar, organizar e mudar a forma de apresentação dos seus bookmarks.

 

Ao clicar no quadro colorido que informa quantos outros usuários adicionaram esta mesma url ao sistema você é levado à uma página que informa todas as tags que já foram usadas para classificar esse site e à uma lista de todas as descrições que foram dedicadas ao mesmo. Ao final de cada descrição há o nome de login do usuário que a fez e um link chamado copy que permite que você copie essa entrada para seus bookmarks. É útil quando você encontra entre os bookmarks que outro usuário alguma url interessante que você queira armazenar em suas entradas.

5- Ajustando suas configurações
Clicando em Settings (canto superior direito) você pode ajustar as configurações de sua conta. Na página principal das configurações você encontra a opção de mudança de senha, além de campos para cadastrar seu nome completo e seu web-site e uma opção para deletar sua conta.

Na opção antisocial das configurações você pode bloquear a visualização de bookmarks de usuários específicos ou de urls com tags determinadas por você. É uma ferramenta útil para bloquear urls que possam conter material inadequado ou que você considere ofensivo de alguma forma.

Na opção tags você pode gerenciar as etiquetas de seus bookmarks, renomeando-as ou mesmo deletando-as se preciso. Na opção export você pode converter seu acervo de bookmarks em um arquivo .html que pode ser usado como fonte de bookmarks para os navegadores mais populares, como o IE, o Firefox/Mozilla e o Opera.

6- Procurando e adicionando bookmarks de outros usuários e assuntos
Para buscar urls sobre assuntos de seu interesse basta usar a caixa de pesquisa do del.icio.us que aparece na parte superior direita do sistema usando palavras-chave do mesmo jeito que você faz costumeiramente em serviços de busca como o Google. O resultado é uma página com as urls relacionadas à sua busca ordenadas pelo número de usuários que já adicionaram aquela url. A resposta da pesquisa também informa os seus bookmarks que atendem à pesquisa efetuada.

 

Basta clicar no link Copy de qualquer entrada para que uma tela idêntica à de adicionar url apareça. Após inserir sua própria descrição e tags clicar no botão Save irá adicionar aquela url aos seus bookmarks.

7- Compartilhando seus bookmarks
Permitir que outros usuários visualizem seus bookmarks é muito fácil. Tão fácil que você não precisa fazer absolutamente nada! Após criar sua conta e adicionar alguns urls basta fornecer seu endereço no del.icio.us para que qualquer pessoa possa acessar e usar seus bookmarks prediletos. Você pode acessar del.icio.us/falcon_dark para ver minha lista de sites. Após criar sua conta no serviço basta seguir as instruções deste pequeno tutorial para criar sua lista de sites favoritos e acessar o que os usuários da internet separaram de melhor sobre seu assunto preferido. Boa navegação e bons bookmarks pra você.

8- Extras
8.1- Extensão del.icio.us para Firefox
O Firefox possui a capacidade de receber extensões para ampliar suas funcionalidades. Acessando a página de extensões oficiais do Firefox e procurando por del.icio.us (ou clicando aqui) você verá algumas opções. Vamos instalar uma dessas extensões e ver como ela pode nos ajudar a usar o serviço de compartilhamento de bookmarks.

A extensão que eu escolhi instalar foi a original do del.icio.us (clique aqui para instalar esta extensão no Firefox agora) basta clicar sobre a opção Install Now do Firefox Add-ons que a extensão será baixada e configurada automaticamente. Ela tem apenas 65KB (na versão 1.0.2 que foi a testada) e por isso a instalação é bem rápida mesmo em conexões discadas. Após a instalação você deve reiniciar o Firefox para que ela funcione. Ela adiciona dois botões à barra de navegação do Firefox que podem ser usados para operações básicas do serviço.
O primeiro ícone que é o logotipo do del.icio.us leva-o a sua página principal do serviço. O segundo ícone que é uma etiqueta com a inscrição TAG abre um pop-up para que você adicione a página atual à sua lista de seus bookmarks. Além desses botões um comando de adicionar Tags surge no menu de contexto que é acionado ao clicar com o botão direito do mouse sobre um link. Clicar nesse comando apresenta o mesmo resultado que clicar no botão Tag da barra de navegação do Firefox.

Essas funcionalidades são as mesmas que foram descritas anteriormente e cobertas pelos links que o próprio serviço aconselha-o a instalar quando você cria sua conta. O algo a mais que poderíamos esperar de uma extensão está no menu del.icio.us que é criado na barra de menus do Firefox. Este menu traz muitas opções, como Logout, Post, Popular e cobre praticamente todas as opções fornecidas pelo serviço. Estas opções de menu tem nome idêntico às opções do site e foram cobertas ao longo deste tutorial. Instalar esta extensão no Firefox é realmente um jeito muito prático de gerenciar sua conta e seus bookmarks.

8.2- Bookmarks via RSS
No rodapé das páginas do del.icio.us aparece um pequeno botão de cor laranja com a inscrição RSS. Se você já usa um agregador de feeds pode usar este link para receber seus bookmarks ou os de qualquer outro usuário automaticamente e sempre que houver atualização. Basta adicionar o link do botão de RSS ao seu agregador que você estará apto a ver os arquivos de bookmark desejados sem precisar voltar ao site do del.icio.us. Isto é particularmente interessante quando você deseja acompanhar os bookmarks de vários usuários. Em lugar de visitar diversas páginas e perder muito tempo com isso você pode receber todas as modificações feitas diretamente em seu programa leitor de RSS favorito. Você poderá então verificar todos os bookmarks das páginas adicionadas desta forma mesmo se estiver offline, um ótimo recurso para usuários de conexões discadas ou pessoas que querem estar ligadas nos bookmarks de muitos usuários do del.icio.us.

relacionados


Comentários