Meio Bit » Arquivo » Mobile » Formatos de celular

Formatos de celular

18 anos atrás

Em meio a inúmeros lançamentos de aparelhos celulares todos os meses, os formatos básicos continuam os mesmos: barra (candybar) ou concha (clamshell). Já tive aparelhos nos dois formatos, porém sempre achei mais conveniente o formato em barra mesmo, pois para atender o telefone eu não preciso das duas mãos. Além disto, já tive problemas pelo fato de um aparelho que tive em formato concha dar muitos problemas devido ao fechamento repetitivo, muitas vezes mais violento do que os componentes suportam.

Um dos motivos do formato em barra ser muito popular é o fato da Motorola ter a patente do flip ativo - a característica de atender o telefone quando o usuário abre. Portanto os fabricantes que desejarem fabricar aparelhos neste formato e com esta característica (que todos querem) devem pagar royalties a Motorola. Mas o formato em barra realmente me atrai mais, pois a tela esta sempre exposta, claro que também exposta a riscos.

Um outro formato que me parece interessante é o que foi proposto pela Siemens Mobile com a série SL. São aqueles celulares que contam com um sistema deslizante, em que o teclado fica oculto. Uma vez que você desliza as superfícies do celular com os dedos, o teclado numérico aparece e você pode atender ou fazer ligações. Parece ser um formato bom para celulares, mas ainda pouco explorado.

Que formato vocês preferem, e porque ?

relacionados


Comentários