Meio Bit » Baú » Mobile » Chrome do Phone: extensão + app une desktop e smartphone

Chrome do Phone: extensão + app une desktop e smartphone

Chrome to Phone faz com que navegador e smartphone conversem trocando links contextuais.

13/08/2010 às 10:57

A Google lançou faz pouco o conjunto extensão + aplicativo Chrome to Phone. Num primeiro momento, parecia ser algo similar ao Firefox Home para iPhone, mas o conceito, embora passe perto do do produto da Mozilla, tem lá suas diferenças.

Antes de testar, é importante saber que o aplicativo só funciona com o Android 2.2 "Froyo", última versão ainda rara de se ver em smartphones lançados por aqui. Dito isso, basta instalar a extensão para o Chrome (no desktop), e depois, o aplicativo para o Android (disponível no Android Market de alguns países, Brasil não incluído). Após autenticar-se em ambos os locais, torna-se possível enviar conteúdo do navegador para o Android.

Até aqui, a semelhança com o Firefox Home é grande, mas o diferencial do Chrome to Phone é que o Android lida com o conteúdo recebido de forma contextual. Se, no navegador, o usuário manda o link de uma página do Google Maps, ao invés de abrir a mesma página no navegador do smartphone, o Android abre o app do Google Maps. Mandou o número de um telefone? O sistema disca ele. Vídeo do YouTube? Começa a execução. E, claro, páginas comuns são abertas no navegador, normalmente.

http://www.youtube.com/watch?v=pQb243niMlg

O conceito não é novo, mas reforça uma tendência interessante de convergência, algo em que muitas empresas apostam já faz algum tempo. Conteúdo único e disponível em todo lugar. Já viu isso antes? Zune, Instapaper, Read It Later, Dropbox, Live Mesh e por aí vai... As barreiras entre os dispositivos vão caindo, pouco a pouco, e isso é muito bom.

Fonte: ReadWriteWeb BR.

relacionados


Comentários