Meio Bit » Arquivo » Fotografia » App do Dia: Air Video Free

App do Dia: Air Video Free

Com o Air Video Free, usuários de iPhone podem consumir vídeos hospedados no PC via rede local ou Internet.

14 anos atrás

Um iPhone de 32 GB está precisamente tão próximo do tamanho ideal quanto um de 1 KB. A marca definitiva de um usuário novato é primeiro quando ele diz "ninguém falaria algo tão idiota, você inventou esse comentário no blog" e quando diz "comprei um HD de XX, nunca mais preciso me preocupar com espaço".

O segundo passo é reclamar que o iPhone/iPod/MP42 é pequeno, pois a tendência é querer levar o MUNDO no aparelho e é um ABSURDO 10 temporadas de Stargate SG-1 em qualidade HD não caberem.

A saída, fora criar vergonha na cara, é o streaming. Mas... como streamar coisas para o iPhone, a Apple não é nazista em relação a tudo que entra nos equipamentos dela?

Surpreendentemente, se entrar e não ficar tá valendo. O que você não pode é corromper a pureza racial da biblioteca do iTunes, fora isso tá liberado. Por isso o maaaaaravilho Air Video Free.

Como funciona, Arnaldo?

É simples: Ele se compõe de um conjuntinho (sem duas bandas, faz-favor) servidor/cliente. O servidor é multiplataforma, há versão Windows, há versão Mac e aversão Linux, se é que vocês me entendem.

No servidor você seleciona quais diretórios de mídia quer compartilhar. Imediatamente seu computador passa a disponibilizar via streaming  na rede local esses arquivos, que podem ser acessados pelo iPhone/iPod Touch/iPad, através do cliente, claro.

E como eles aparecem?

Na estrutura que você criou as pastas, ora bolas:

Clicando em uma pasta de arquivos temos uma visão mais detalhada:

"Ah, mas tem que converter, pq o iPhone naum toca XviD, loser,muhahhahah"

Sorry, lamento informar mas é verdade, o iPhone é muito limitado nos formatos que pode tocar. Só não lamento informar que o programa oferece uma solução para esse problema:

Está vendo o botão "Play with Live Conversion"? Pois é. Ele bota o servidor pra ralar e converte, on the fly, na hora em tempo real só se for agora o vídeo. Você tem um atraso de alguns segundos depois a execução começa, como se fosse um vídeo local perfeitamente bem-comportado.

Também é possível converter vídeos para execução futura, o que é útil se você tentar assistir um .MKV com Watchmen em FullHD, a menos que tenha um Mac 12Core, ACHO que ele não conseguirá converter em tempo real.

Se o vídeo estiver em MP4, bem formatado fica até disponível a opção de adicionar ao iTunes, tornando-o parte de sua biblioteca "oficial".

Agora a cereja do bolo:

É possível acessar tudo via Internet, não só através de rede local. Claro, é preciso uma boa conexão em ambas as pontas, virar o iPhone pra Meca e rezar pra não estar sendo cobrado por KB no 3G da operadora, mas no WIFI no hotel ou da sua empresa, durante aquela reunião chata, tá mais que valendo.

What's the catch?

A versão digrátis só mostra 4 diretórios de cada vez. Há um ícone de refresh para ficar variando aleatoriamente, isso torna o uso incômodo, não impossível. Algo bem legal da parte dos desenvolvedores. A versão full sem limitações custa ridículos US$2,99 no iTunes.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários