Meio Bit » Arquivos » Indústria » Estudo GridWise

Estudo GridWise

25/01/2006 às 23:37

Redes elétricas inteligentes e eletrodomésticos com "QI".

Neste exato momento, em milhares de residências por todo o território dos Estados Unidos, tímidos aquecedores de água escondem-se num porão solitário e as secadoras de roupas são consideradas tão burras quanto as portas.

Mas dentro de 10 anos, redes de eletricidade inteligentes, capazes de transmitir informação para eletrodomésticos igualmente espertos, podem resultar em economia de energia suficiente, nos períodos de pico, para evitar que as distribuidoras de energia tenham necessidade de construir dispendiosas subestações e linhas de transmissão de alta capacidade, dizem os patrocinadores de uma experiência de um ano de duração que se inicia neste mês.

Conectados sem fio a computadores domésticos via banda larga com as distribuidoras locais de energia, aquecedores de água, aparelhos de ar condicionado, secadoras e outros eletrodomésticos inscritos no estudo reduzirão ou suspenderão seu consumo de energia dependendo da demanda que a rede como um todo atingir.

Cerca de 300 residências nos estados de Washington e Oregon se ofereceram para participar do estudo GridWise, conduzido pelo Pacific Northwest National Laboratory, do Ministério de Energia norte-americano. Entre outros participantes da experiência, cujo custo deve ficar entre 2 e 3 milhões de dólares, estão IBM, Bonneville Power Administration e Whirlpool.

Fonte:
[Intermanagers]

relacionados


Comentários