Meio Bit » Arquivo » Indústria » AMD Ultrapassou Intel nos EUA

AMD Ultrapassou Intel nos EUA

18 anos atrás

Li na Revista Info, de Dezembro (estou lendo atrasado, já que são umas 5 revistas por mês), página 40, com dados da Current Analysis quem em Outubro de 2005, a AMD superou a Intel no mercado de computadores pessoais (desktops e notebooks), com 49.8% da fatia do mercado, e a Intel com 48.5%. Além disso, a Intel perdeu mercado em servidores também, apesar de ainda ser líder.

Nova Arquitetura Intel Chegou Tarde...
... segundo essa entrevista com Randy Allen da AMD.

A Intel perdeu mercado também nos servidores, já que os Opteron são um sucesso. Ele explica que a AMD não apenas tem mais performance por ciclo, mas também melhor performance por watt. Isso é importante para empresas com dúzias de servidores, ligados o tempo todo.

Antes considerados um competidor de segunda categoria, a AMD de Novembro de 2005 até Janeiro de 2006 saltou de 6% do valor da Intel para 11%, graças em parte, a queda do valor de mercado da segunda. Os investidores não são bobos e situação deve continuar assim até o processo de 65nm sair do forno, segundo a própria Intel, e ganhar volume de mercado.

Quanto ao atraso da arquitetura, ele menciona os planos da Intel, onde mudanças realmente significativas só serão conhecidas em 2008.

Quem ganha com essa competição somos nós. A AMD, desde que lançou a sua linha Athlon, surpreendeu a todos com um produto mais barato, de boa performance e mais frio que os Intel. Mas a gigante do processadores não está parada e corre contra o tempo. Realmente esse ano promete.

relacionados


Comentários