Meio Bit » Arquivo » Internet » Enfermeira do Firefox atualiza-se discretamente

Enfermeira do Firefox atualiza-se discretamente

Mozilla avisa que Firefox 4 receberá atualizações automaticamente, de forma silenciosa. A medida pega carona no modus operandi da Google com seu Chrome. O que você acha disso?

14 anos atrás

quietfirefox.jpg

"Vai uma injeçãozinha aí?" compo: San

Sempre preocupados com segurança para não comprometer a boa fama do seu navegador, o pessoal da Mozilla anda treinando uma enfermeirazinha discreta e planeja inserir uma atualização de segurança por debaixo dos panos no Firefox 4. Segundo a empresa, será sem que você perceba — mas não vai doer.

Prevista para aplicar a injeção até o final deste ano, a medida faz rima com a costumeira cautela na linha de construção e desenvolvimento de betas da marca. O update silencioso será oferecido incialmente para o Windows, informa a empresa...

...Que já avisa que a maioria dos futuros updates será instalada automaticamente e sem requerer a permissão do usuário ou qualquer outra confirmação, confirma Alex Faaborg, um dos principais programadores da casa.

Diferente da Google em alguns casos, a Mozilla vai permitir que você desative o modo silencioso e retorne para o modo tradicional de atualização, antes de baixar ou instalar qualquer coisa. Quem não se lembra do bafafá de 2008 com os métodos nada claros de atualização e injeção de patches do Chrome...

Tirar as atualizações das mãos ativas do usuário aumenta a segurança — esse era o argumento da Google.

De acordo com um relatório intitulado "Por que atualizações automáticas aumentam a segurança" (PDF aqui), 97% dos usuários de Chrome estavam rodando a última e mais atualizada versão do navegador nos primeiros 21 dias do seu lançamento, graças à atualização automática. Os números do Firefox eram de 85% para o mesmo período, enquanto que os de Safari, de 53%.

Há quem diga que certas injeções silenciosas não doem nada e são para a boa saúde da sua experiência como usuário.

E você... O que achou da enfermeira?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários