Meio Bit » Arquivo » Internet » Internet Explorer 9 Beta confirmado para setembro

Internet Explorer 9 Beta confirmado para setembro

Beta público do IE9 é confirmado para setembro pela Microsoft. Aproveitando a onda, um blog chinês vaza algumas imagens do que já é possível ver numa versão beta interna.

13 anos e meio atrás

Nos três Plataform Previews lançados até agora, foi possível ver o Internet Explorer 9 dando cada vez mais suporte aos padrões novos da Web, como HTML5 e CSS3, melhorias no desempenho como um todo e, principalmente, um navegador disposto a enfim entrar na briga com Google Chrome, Opera e Mozilla Firefox.

Mas enfim, quando teremos algo mais concreto que demonstrações do navegador padrão do Windows, que é definido pelos usuários (muito) pouco assíduos como o “Botão da Internet”?

Segundo a Microsoft, em setembro já vai ser possível baixar o primeiro beta público. A ideia nesse meio tempo é melhorar mais ainda o suporte e o desempenho do navegador, que até hoje não mostrou todo seu “poder” a testes como o Peacekeeper e o SunSpider.

Desde março alguns testers selecionados já têm acesso a versão beta do IE9, e só hoje é que imagens de uma versão mais concreta vazaram, através do site chinês Cnbeta. Segundo o Neowin, as imagens são verdadeiras, e correspondem a uma versão distribuída pela Microsoft.

Visualmente, pouca coisa muda do atual IE8. As abas continuam onde eram, sem pender para o movimento minimalista que já afetou o visual da maioria dos navegadores atuais. Mas como não dá pra deixar de comentar, em uma das imagens é possível ver uma aba com os sites mais acessados pelo o usuário, bastante semelhante ao recurso que já existe no Chrome.

Outro detalhe interessante é agora a presença de um gerenciador de downloads, existente nos outros navegadores há bastante tempo e que faz muita falta no navegador da MS, atualmente usando a mesma janela de downloads encontrada desde as versões para Windows 95.

De resto, a interface continua igual. Espero que algo mais mude no visual nesse pouco mais de um mês até a versão pública, mas o importante é ver finalmente o navegador padrão do Windows dando seus passos para ter algo bem mais além do que essa simples característica e ganhar de novo parte do (belo) pedaço do marketshare arrancado pelos concorrentes.

Fonte: Neowin.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários