Meio Bit » Baú » Games » Gráficos 3D, 10 anos depois

Gráficos 3D, 10 anos depois

17/01/2006 às 2:03

Um interessante artigo do ExtremeTech sobre um breve apanhado histórico da tecnologia de aceleração 3D.

Eu lembro ter contrabandeado uma Diamond Monster 3D, com processador Voodoo que usei com muito gosto, até que ela começou a travar por causa de... calor. Tinhha que deixar o ambiente refrigerado e com um ventilador em cima do gabinete, totalmente aberto para jogar Mechwarrior 2 na versão acelerada.

O autor ainda relembra outros como Rendition Verité e S3 e como a nVidia quase quebrou e mais tarde acabou comprando a 3Dfx. Ainda tenho a minha Riva 128 numa caixa... em algum lugar.

O mais interessante foi saber que o DirectX da Microsoft foi uma das grandes forças que impulsionaram o mercado. E mais... não foi inventado por eles, mas por uma empresa inglesa, chamada Reality Lab comprada pela Microsoft. É difícil saber o que foi realmente feito por eles ou assimilado. 😀

O Windows Vista e o Project Looking Glass da Sun serão duas forças que irão fazer o 3D parte da vida diária de milhões de pessoas e sim, compre ações de fabricantes de hardware 3D, porque eles vão vender muito.

Ambientes operacionais em 3D são a evolução natural da indústria. Os vídeos do Looking Glass são muito bons e pode-se ter uma idéia do que nos espera.

relacionados


Comentários