Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Destrua sua câmera em poucos segundos

Destrua sua câmera em poucos segundos

Esta Canon 5D Mark II foi estragada por laser de show!

14 anos atrás

Ano passado, a revista Fotografe Melhor publicou uma reportagem assustadora. Fizeram uma visita a uma oficina de manutenção de câmeras reflex para levantar quais os principais problemas que aconteciam nesse tipo de equipamento. Os defeitos e problemas que foram levantados me deixaram muito preocupado e apontou para a questão da durabilidade de equipamentos tão caros. A coisa é tão bizarra que um dos destaques da reportagem era o de parafusos das câmeras que ficavam frouxos dentro do equipamento por conta da vibração do carro onde eram transportados. Maluquice total.

Agora, um novo alerta corre pela internet. Embora já tenha conhecimento de casos onde isso aconteceu, o vídeo abaixo exemplifica bem esse perigo. Essa vai para quem tem uma DSLR com capacidade de filmagem ou sistema Live View. O manual das câmeras (aquela coisinha que ninguém tem curiosidade de ler) é bem explícito ao afirmar que durante processos em que o sensor ficar exposto, a câmera não deve ser apontada para o Sol, pois existe o perigo de danificar os pixels do sensor. Mas, não é apenas esse tipo de fonte de luz que pode causar problemas. No vídeo, que foi feito durante a Parada Gay de Madri, o sensor da Canon 5D Mark II foi destruído por uma fonte de luz laser, muito comum em boates.

Porém, isso também é fruto de uma tremenda falta de sorte. Para acontecer esse tipo de defeito é necessário certa intensidade e o ângulo correto em relação ao sensor. Mas, por segurança, é melhor não correr riscos. Perda do sensor é praticamente a perda da câmera. O tipo de manutenção que não compensa ser feita (pelo menos não no Brasil).

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários