Meio Bit » Arquivos » Games » MS cancela projeto de partidas entre plataformas

MS cancela projeto de partidas entre plataformas

Após perceber vantagem dos jogadores de PC sobre os de console, Microsoft cancela partidas entre plataformas.

23/07/2010 às 8:43

dori_plat_23.07.10

Poder disputar partidas online contra jogadores de outras plataformas é um sonho antigo dos gamers e que poucas vezes foi colocado em prática. O que poucos sabiam e que o fundador da VoodooPC, Rahul Sood revelou em seu blog, é que a Microsoft estava desenvolvendo um projeto que tinha como objetivo fazer com que a Xbox Live e a Windows Live interagissem, permitindo que aqueles que jogam no Xbox 360 pudessem encarar os gamers de computador.

Eu ouvi de fontes confiáveis que durante o desenvolvimento eles colocaram frente a frente os melhores jogadores dos consoles e alguns jogadores medíocres de PC para jogar o mesmo título… e adivinhe o que aconteceu? Eles confrontaram os jogadores de console com seus joysticks e os jogadores de PC com teclado e mouse. Aqueles do console foram destruídos todas as vezes.

A explicação óbvia para tal diferença de desempenho está no conjunto de periféricos usado no PC e embora eu aceite que os jogadores dessa plataforma levem uma certa vantagem sobre os de consoles por sua notada maior precisão, acho que seria relativamente simples resolver o problema. Bastaria que se tornasse mais simples a utilização de teclado e mouse no videogame, permitindo que todos os jogos tivessem suporte a eles, o que, acho, não acontece hoje em dia e se permitisse a filtragem de partidas apenas contra jogadores que também estão num Xbox 360 para quem preferir jogar com o controle. Dessa forma todos poderiam ser atendidos e o problema seria praticamente eliminado.

Além disso, se as partidas multiplayer não funcionam corretamente entre as plataformas pela falta de balanceamento, porque não tornar os modos cooperativos possível entre jogadores de PC e XBox 360? Mesmo que um tivesse desempenho melhor que o outro, não acho que a experiência de jogar um Gears of War com seu amigo sairia prejudicada por causa disso, já que mais importante do que descobrir quem matou mais numa campanha desse tipo é conhecer sua história e um ajudar o outro.

De qualquer maneira, ainda teremos que esperar pelo dia em que poderemos jogar com quem quisermos, independente da plataforma que ele estiver utilizando, se é que isso um dia irá acontecer. Porque sejamos francos, não há nada pior do que descobrir que não poderá jogar contra ou ao lado daquele seu camarada porque descobriu que ele tem o mesmo jogo que você, só que em outro videogame.

[via Gameranx, imagem via Gizmodo]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários