Meio Bit » Arquivo » Internet » Beta 2 do Firefox 4: Tabs e Macs

Beta 2 do Firefox 4: Tabs e Macs

Próximo beta do Firefox 4 trará abas no topo também para o Mac OS X.

14 anos atrás

A Mozilla informou que pretende entregar a versão Beta 2 do Firefox 4 nos próximos dias (semana que vem), de acordo com as minutas da última reunião de design da empresa. Nas anotações da última terça-feira, a data esperada é a próxima quinta (22 de julho) para desembarcar a nova versão do navegador.

Finalmente, a Mozilla decidiu oferecer os tabs na parte superior do navegador também para usuários de OSX. (WUUF!) Quem usa windows já conta com a modificação desde o lançamento do beta 1, que ocorreu no começo do mês.

A barra e controladores no topo tem sido uma tendência natural no caminho de evolução dos navegadores desde o lançamento do Google Chrome. Muito provavelmente associada às expectativas de construção de light OSs baseados em browsers que tanto se fala (e quase não se vê), há quem diga que a mudança é muito mais funcional do que estética. E faz mesmo sentido.

Como é o caso do designer de experiência do usuário da Mozilla, Alex Faaborg, que  defende a decisão com unhas e dentes, indicando que a mudança é na realidade uma necessidade para qualquer navegador que não queira parar no tempo. Com a barra de tabs no topo, rodar aplicações de web passa a ser algo integrado à navegação, ao invés de algo separado. Há quem ame, há quem odeie. (...sempre há quem odeie tudo...)

Abaixo, um mock-up que mostra como diversos web-apps rodam e são gerenciados a partir do topo do navegador. Pode não ser o layout exatamente final da versão 4, mas ilustra bem o conceito:

E a seguir, o video de desenvolvimento onde Faaborg apresenta a questão do ponto de vista de design e experiência do usuário:

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários