Meio Bit » Arquivo » Segurança » Engenharia Social - Quando o Maior Inimigo é o Usuário

Engenharia Social - Quando o Maior Inimigo é o Usuário

18 anos atrás

Computadores são máquinas de fazer contas matemáticas em binário ou basicamente uma máquina de Turing . O hardware fornece instruções básicas, mas toda a funcionalidade útil proveniente dele é fornecido através de software. Ou seja, ele faz o que mandamos o pobre coitado fazer.

O usuário. Esse ser misterioso que consegue com um pedalzinho para mãos e uma prancheta cheia de botões simplesmente descabelar qualquer profissional de informática. O maior problema dos computadores não é software malicioso, são os humanos. Há mais problemas causados por ação direta de um meatbag entre o teclado e a cadeira que todos os vírus automáticos criados por outros meatbags.

Acredito que qualidade dos usuários ainda é ruim, porque computadores são muito novos. Mesmo em países desenvolvidos. A informática engatinha se formos comparar com o automóvel, por exemplo. Quem trabalha com suporte sabe disso: 9 entre 10 chamadas dos motivos da impressora não imprimir nada, de jeito nenhum caem nas seguintes categorias:
1. Ela está desligada;
2. Está sem tinta ou o toner acabou;
3. Os drivers não estão instalados ou foram instalados errados.

Os especialistas em segurança demoraram anos aperfeiçoando sistemas de segurança, com várias camadas lógicas: firewall, anti-vírus, autenticação, criptografia e físicas: servidores trancados em salas com segurança, dentro de bunkers, proteção da rede elétrica,com backup redundante via satélite... e basta um único descuido com uma senha e tudo vai pelos ares.

Um usuário navegando altas horas da noite. Não há firewall, anti-vírus ou segurança armado que evite ele em clicar duas vezes naquele e-mail com o vídeo da tiazinha_nua_transando.mpg.scr ou da feiticeira_nua_dancando.mov.pif. Digam aí, quantas vezes já viram esse vírus na máquina de alguém? Ou receberam ele? Se recebeu, é porque alguém clicou. Essa é a engenharia social do sexo.

A moda agora é conta bancária com problemas, restituição da receita federal adiantada ou um prêmio de capitalização. O incauto clica, fornece todos os dados e limpam a conta bancária no dia seguinte. Engenharia Social Financeira.

Outra bastante popular é a Engenharia Social do Emprego. Edital do emprego dos seus sonhos, alí, direto na sua caixa de e-mail. Faça o download das instruções de inscrição: edital.pdf.exe.

Eu costumava dizer que todo software deveria ser à prova de idiotas. Depois de anos no mercado, posso dizer categoricamente que isso não existe. Nenhum desenvolvedor, engenheiro ou arquiteto de software consegue pensar em todas as maluquices perpetradas por usuários.

"Somente duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o primeiro." (Albert Einstein)

relacionados


Comentários