Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Projeto Mono

Projeto Mono

Uma visão geral do Mono, o '.NET open source', criado por Miguel de Icaza.

14 anos atrás

Olá pessoal! Nesse artigo vamos oferecer uma breve idéia sobre o Projeto Mono.
Criado por Miguel de Icaza e lançado em 30 de Junho de 2004, trata-se de um projeto open source patrocinado pela Novell para criar ferramentas compatíveis com a platarforma .NET. Permite executar aplicativos baseados em .NET nas plataformas Linux, Mac OS X e Unix.

O Mono inclui, entre outras,  um compilador para a linguagem C#, um CLR para a CLI e um conjunto de biblioteca de classes. O runtime pode ser embutido em sua aplicação. Ele também implementa ADO.NET e ASP.NET.

A versão atual do Mono é a 2.6.4. Ela oferece o núcleo API (Application Programming Interface) da plataforma .NET, bem como suporte para o Visual Basic.NET e C # versões 2.0 e (parcialmente) 3.0. LINQ para objectos e para XML fazem parte da distribuição, mas não LINQ para SQL.

Contém uma série de elementos úteis para a construção de um novo software:

  • A Common Language Infrastructure (CLI) máquina virtual que contém um carregador de classe, o compilador Just-in-time, e uma coleta de lixo em tempo de execução.
  • Uma biblioteca de classes que pode trabalhar com qualquer linguagem que trabalha sobre o CLR.
  • Um compilador para a linguagem C #.

A biblioteca de classes oferece um conjunto compreensível de facilidades para o desenvolvimento de aplicações que  são essencialmente escritas em C#, mas devido à Common Language Specification podem ser utilizadas por qualquer linguagem .NET.

É composto por três grupos de componentes:

  1. Componentes centrais
  2. Pilha de desenvolvimento Mono / Linux / GNOME
  3. Pilha de compatibilidade Microsoft

Um exemplo de software desenvolvido com Mono é o Second Life. O mundo virtual criado pela Linden Lab começou a oferecer a sua compilação Mono para Linden Scripting Language, em Agosto de 2008.

O site oficial do mono é o http://www.mono-project.com, mas se você quer conhecer, discutir e aprender em língua nativa acesse o um repositório de conhecimento para concentrar material em portugues e também possibilita a tradução de muitas informações disponíveis no site do Mono Internacional.

Abraços e até o próximo artigo!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários