Meio Bit » Baú » Internet » Flash 3D a caminho

Flash 3D a caminho

Adobe promete API 3D para o Flash em breve.

09/07/2010 às 10:26

Criticado, xingado, praticamente linchado por web designers e profissionais da área, o Flash vive. Até quando, ninguém sabe, mas no que depender da Adobe, sua dona, vai demorar para a tecnologia que ajudou a popularizar vídeos e joguinhos de fazenda na Web pendurar as chuteiras.

3D: O futuro da nação. Para prolongar a vida do Flash, as novas versões estão vindo com recursos avançados. O Flash 10.1, por exemplo, conta com aceleração via GPU, tecnologia que dá um salto gigantesco na execução de vídeos de alta definição na Web. A próxima parada, ao que tudo indica, será a tecnologia 3D.

Avatar popularizou o 3D nos cinemas, e hoje até documentário sobre a cultura do café no interior da Colômbia é lançado em 3D. Sony e Microsoft prometem fazer o mesmo com ela na área dos games. E na Web? A Adobe parece estar preparada para tomar essa frente e fazer do Flash "a" plataforma para conteúdo 3D por aqui.

Não há nada concreto ainda, apenas o anúncio de uma sessão intitulada Flash Player 3D Future durante a Adobe Max, conferência da empresa programada para o final de outubro. Thibault Imbert, gerente de produtos da Adobe, publicou em seu blog um teaser da atração. Segundo ele:

"Agora você deve estar se perguntando, o que isso significa, sobre qual tipo de 3D estamos falando? Qual tipo de API? Triângulos z-buffered texturizados reais? Aceleração via GPU? Ainda melhor? O que eu posso dizer é que você esqueça tudo que viu antes, isso será grande."

Tudo muito vago, mas com potencial! Já imaginou Colheita Feliz 3D? 😆

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários