Meio Bit » Baú » Segurança » Apple questionada pelo governo sobre privacidade de dados...

Apple questionada pelo governo sobre privacidade de dados...

Governo americano preocupado com privacidade de dados de usuários da Apple.

01/07/2010 às 14:55

two-bites-of-the-apple.jpg

Semana passada, o Los Angeles Times publicou uma nota em relação às políticas de privacidade da Apple. De acordo com a análise do periódico, a Apple pode coletar geo-dados 'precisos' e em tempo real sobre seus usuários e utiliza-los para finalidades de propaganda, marketing, parceiros e licenças inespecíficas.

Estas informações rapidamente chamaram a atenção de legisladores federais norte-americanos conforme reporta o The Washington Post, dizendo que dois congressistas (Edward Markey e Joe Barton) já teriam escrito um documento direcionado à Steve Jobs pedindo informações específicas sobre o assunto.

A preocupação parece fazer bastante sentido, uma vez que os usuários em questão poderiam ter seus dados automaticamente coletados pela Apple, sem a possibilidade de um opt-out se assim desejarem.

"Dada a limitada capacidade dos usuários em decidirem se querem ou não aceitar isso e ainda desfrutar das características e funções dos produtos da Apple, nos preocupa o impacto que a coleta de tais dados possa ter na privacidade destes usuários" escrevem na tal carta.

A publicação dá conta de uma série de nove perguntas dos congressistas sendo feitas à Steve Jobs, que procuram esclarecimento sobre a política de privacidade atual da marca e detalhes sobre quais produtos da empresa sujeitam o usuário à coleta automática de dados pessoais, bem como também com quem (parceiros) a Apple estaria compartilhando estas informações, o que planeja fazer com elas e como o anonimato dos usuários é preservado/exposto.

Os congressistas esperam uma resposta do CEO até 12 de julho. Deste ano.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários