Meio Bit » Arquivo » Internet » Batalha dos Browsers: There can be only two!

Batalha dos Browsers: There can be only two!

Internet Explorer 9 Platform Preview 3 esquenta a corrida dos navegadores. Com aceleração via GPU, a briga com o Firefox 4 Alpha está boa!

14 anos atrás

De uma coisa não podemos reclamar: o ecossistema dos browsers está mais animado do que nunca. Foi-se o tempo em que o Internet Explorer veio salvar um mundo estagnado nas mãos de um Netscape que não se mexia.

Agora, para desespero da Adobe, a buzzword da vez é HTML5, todo mundo quer fazer bonito. Só que querer apenas não adianta. Aliás, não adianta nem processar junto à União Européia, nem adianta se vender como Empresa do Bem. Performance se mostra em campo. Como no teste acima, feito pelo pessoal do Download Squad, colocando lado-a-lado para rodar o Demo do Aquário em HTML5.

A idéia é forçar a barra para ver quem pede arrego primeiro, ao mesmo tempo que determinam a real realista realidade da aceleração por hardware de gráficos nos quatro navegadores principais da plataforma Wintel: Internet Explorer 9 (em seu terceiro platform preview), Firefox, Chrome e Opera.

O resultado? Digamos que o Chrome e o Opera são o equivalente da seleção norte-coreana (com a diferença que ainda estão vivos). Com um peixinho, tudo funcionou, mas com 20 o Chrome já começou a ratear. Com 100, ficou evidente que Firefox E Explorer são os mais rápidos. Com 1000 o Chrome e o Opera basicamente se transformaram em um slideshow, que nem o tal Crysis.

Claro, nos comentários o mimimi está sendo épico, Chrometards e Operários buscando mil explicações, justificativas e promessas de que "em breve" seus navegadores preferidos farão bonito.

Enquanto isso o Firefox fica 1 ou 2 fps mais rápido que o Internet Explorer 9, diferença que o pessoal do IE9 vai considerar como ofensa pessoal e tirar de qualquer jeito.

Será que os retardatários conseguem reverter? Bem, alguns meses atrás o Internet Explorer era o patinho feio da Internet. Tudo é possível. Menos o Opera passar de 1%, claro 😉

relacionados


Comentários