Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » [Download do dia] VLC 1.1

[Download do dia] VLC 1.1

VLC é um player gratuito que reproduz áudio e vídeo com suporte a uma gama enorme de formatos, sendo uma excelente opção pra quem vê filmes e séries no computador.

14 anos atrás

"Ah não, outro player nessa coluna?" Pois é, não deu pra resistir, principalmente quando se trata de uma atualização que acabou de sair do forno. VLC, o principal produto da VideoLAN, chega a versão 1.1 trazendo, entre diversas correções, novidades nada menos que interessantes.

VLC 1.1, executando um vídeo em HD.

VLC 1.1, executando um vídeo em HD e consumindo menos de 10% da CPU por conta de seu novo suporte à aceleração via GPU.

A primeira delas não poderia ser melhor: suporte à aceleração via GPU. Para quem tem uma placa de vídeo até decente mas um processador fraquinho, ou então quer ver seus filmes no notebook durante uma viagem, a nova função é mais do que útil. Por enquanto ela é uma opção experimental desativada por padrão, disponível apenas para quem tem placas de vídeo da NVIDIA e usa o player em suas versões para Windows (Vista e 7) ou Linux.

Outros pontos de destaque são o suporte ao novo e já popular CODEC open source para streaming online WebM, integração a algumas funções úteis no Windows 7, como atalhos de reprodução direto na miniatura do programa na barra de tarefas e a possibilidade de criar extensões, através da brasileiríssima linguagem Lua.

O único ponto negativo por trás dessas novidades, se você assim considerar, é não haver mais um acesso direto à rede de streaming SHOUTcast. Para continuar integrando o serviço em seu programa, a VideoLAN teria que adicionar uma opção no instalador do VLC para adicionar outros programas da AOL que, pra quem já conhece o instalador do Winamp, não passa de adware. Perder a reputação ou uma funçãozinha dentre várias? Bem difícil a escolha.

  • Nome? VLC
  • Para que serve? Tocador multiplataforma e tudo-em-um de áudio e vídeo.
  • Ponto forte? Quantidade enormes de codecs internos, dispensando o uso dos famosos packs para reproduzir vídeos dos mais diversos.
  • Ponto fraco? Não há.
  • Licença? Freeware
  • Tamanho? 18,5 MB
  • Site oficial/Download

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários