Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Devuvuzelator: o antídoto 'tabajara' que muita gente esperava

Devuvuzelator: o antídoto 'tabajara' que muita gente esperava

Tirar o som irritante da Vuvuzela nas transmissões da Copa do Mundo parece quase essencial a muitos. O programa tenta exatamente isso, mas será que funciona?

14 anos atrás

Algumas pessoas não suportam mais as Vuvuzelas nos jogos da Copa do Mundo. Ou melhor, todos os espectadores que não estão a tocando sentem-se de certa forma indignados com o barulho característico que ela faz. Cada um tem seus motivos pra não ir com a cara dela, e o mais citado é o de sua constância durante os mais de 90 minutos; antes, durante ou depois, o instrumento nunca tem folga. Seus problemas acabaram!™, o simples e objetivo Devuvuzelator está aí pra tentar sumir com os zumbidos frequentes dos jogos via streaming.

Devuvuzelator em ação.

Disponibilizado pela Stardock, o programa gratuito (para Windows apenas) filtra em tempo real a principal faixa de frequência que as vuvuzelas usam para aumentar o estresse mundial costumam tocar. Há níveis de filtragem, de uma que distorce pouco e tenta só abafar os zumbidos para outras bem agressivas, que muitas vezes levam o som do narrador, do comentarista e da torcida junto (embora isso tenha lá seu lado bom).

Só há um problema do Devuvuzelator (o principal deles aliás), mesmo no modo de limo mais compreensivo: ainda assim sobram resquícios do som do amado instrumento no plano de fundo, principalmente o de frequências mais agudas gerados por pulmões nervosos e por modelos “semi-automáticos” (aparentemente cria nossa).

Testei o programa da melhor forma de usá-lo: num streaming online (funciona também em qualquer outro vídeo, desde que este seja transmitido via Flash Player). Usei a transmissão da Copa disponível no site do Globo Esporte, e mesmo desativando qualquer outro equalizador que pudesse alterar a forma como o programa trabalha, conseguia ouvir de modo ainda bastante irritante as cornetas africanas.

O programa, mesmo com seu principal objetivo meio falho, dá a receita de outros modos alternativos e que podem funcionar melhor ou pior na filtragem. Uma bastante funcional é fazer o que, de modo geral, o Devuvuzelator já faz: eliminar frequências específicas da nota “B♭” (a que a Vuvuzela produz e que contém sons de 230 Hz, 460 Hz, 920 Hz e até 1840 Hz), usando equalizadores encontrados em TVs e sistemas de som. Não são todos os equipamentos que contam com equalizadores mais precisos, então o jeito é apelar pra capar toda a faixa próxima dos 300 Hz que a maioria deles tem.

Mesmo com toda a engenharia de som destinada a minimizar os efeitos do cônico pedaço de plástico, só há uma forma que parece 100% efetiva: acostumar-se. Interpretar todo aquele zumbido de milhares de torcedores fervorosos como uma sinfonia agradável pode ser difícil, e a ética que existe por trás da presença na cultura africana que mantém o instrumento ativo na arquibancada de todos os jogos por parte da FIFA também não ajuda. Vai aí uma orquestra de Vuvuzelas pra tirar o "gosto" ruim?

[via Neowin]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários