Meio Bit » Baú » Internet » HTTPS Everywhere: mais segurança navegando pelo Firefox

HTTPS Everywhere: mais segurança navegando pelo Firefox

Extensão HTTPS Everywhere para Firefox traz navegação segura para o navegador da Mozilla.

21/06/2010 às 11:12

HTTPS Everywhere Fruto da colaboração entre o The Tor Project e a Electronic Frontier Foundation, a extensão HTTPS Everywhere, por ora exclusiva para o Firefox, aumenta consideravelmente a segurança da navegação Web fazendo com que conexões a sites altamente populares, como Twitter e Facebook, ocorram via protocolo seguro (HTTPS).

Segundo a iniciativa, muitos sites oferecem suporte limitado a conexões seguras. A extensão, nesse caso, aparece para suprir essas deficiências. O recurso já está presente em outras extensões, como a NoScript, mas o grande trunfo da HTTPS Everywhere, segundo Peter Eckersley (da EFF), é tornar esse tipo deconfiguração acessível. Não é preciso fazer nenhum tipo de configuração, apenas instalar a extensão.

Vale lembrar, ainda, que alguns sinais na interface do Firefox indicam quando a navegação segura está ativa: a barra de endereços fica colorida, e o famoso cadeado aparece no canto inferior direito da janela. Sem esses indicadores, mesmo com a extensão ativa, a navegação não acontece via protocolo seguro.

HTTPS Everywhere em ação no Facebook.

HTTPS Everywhere em ação no Facebook.

O assunto é bastante complexo, mas de qualquer maneira a extensão é de grande valia para usuários leigos. A extensão age, por padrão, nos seguintes sites: Google Search, Wikipedia, Twitter, Facebook, The New York Times, The Washington Post, PayPal, EFF, Tor e Ixquick.

Para quem quiser se aprofundar, recomendo a leitura deste post do Zero Day, onde o funcionamento do HTTPS Everywhere é destrinchado, com direito a uns pitacos de Eckersley, da EFF.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários