Meio Bit » Arquivo » Fotografia » VSO Image Resizer 4

VSO Image Resizer 4

14 anos atrás

Eu tenho um grande problema com imagens que envio para meus sites ou para o flickr. Qualidade e tamanho ideal. Por prática, sempre uso o tamanho de 1024 pixels no lado maior para esses casos. Porém, o problema encontrado se refere ao meu lado perfeccionista. Detesto aumentar a compressão da imagem por conta da perda qualidade. Se deixar em uma compressão que não vai gerar perda de muita qualidade, a banda de transferência da hospedagem escorre como água. Sei que existe a possibilidade de usar o picasa ou o flickr para hospedar as imagens, mas sempre tenho a preocupação de um dia esses serviços terem algum problema e o blog ficar sem suas principais imagens.

Então, o que seria ideal para mim é um programa que aplicasse a formatação ideal da imagem para postagem na internet sem que haja perda aparente da qualidade da mesma. É isso que o VSO Image Resizer 4 promete oferecer para o fotógrafo. O que é possível fazer com o programa? Existe a possibilidade de ajustar o tamanho da imagem e converter arquivos em diferentes formatos. A promessa é que a compressão aplicada ao JPEG vai diminuir seu tamanho sem destruir a qualidade da imagem. Também é possível colocar marcas d’água ou adicionar o seu copyright em lotes. Olha só. Essa é uma característica que muitos fotógrafos de eventos estão loucos para encontrar. Também podemos aplicar o sépia, o preto e branco e bordas nas imagens. Por fim, o programa pode exportar as imagens para uma pasta compactada ou tamanhos específicos para enviar por e-mail. Muito legal. Mas, como não acredito em propagandas, decidi testar o brinquedinho.

É só entrar na página da VSO Software e baixar o programa que têm 7MB de tamanho. Instalar o software é simples e existe a disponibilidade do idioma em português. O programa não é gratuito, mas funciona com algumas limitações sem o registro (o Image Resizer4 custa US$ 14,99). Para começar a trabalhar, você pode escolher apenas um arquivo ou uma pasta completa. Vamos aqui escolher apenas um arquivo com 12 megapixels de resolução e tamanho de 6,61 MB. Após ele estar na área de trabalho do programa, você pode escolher o novo tamanho da imagem (várias opções são possíveis). Pensando no Meio Bit, vamos trabalhar com uma conversão para uma imagem de 650 pixels na horizontal.

Depois dessa escolha, é possível aplicar os diversos efeitos disponíveis. Já que estamos aqui mesmo, vamos aplicar tudo que temos direito. Escolhi colocar a marca d’água (que pode ser um texto ou um HTML) e uma pequena moldura. Ao fim, você tem que escolher a qualidade da compressão do arquivo e decidir se vai criar uma cópia ou modificar o arquivo original. Depois de fazer todas as configurações que você achar necessárias, é só clicar em OK. O processo é feito rapidamente e o resultado está abaixo.

VSO Image Resizer 4

Olhando o resultado, podemos analisar por dois ângulos. O primeiro é que o resultado não ficou lá grande coisa. Perdeu qualidade e nitidez. Mas, por outro lado, foi uma compressão absurda, pois a imagem ficou com 60KB de tamanho. Para blogs é muito bacana, mas para sites de fotografia, onde você quer demonstrar a qualidade de seu trabalho, pode ser um pouco comprometedor.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários