Meio Bit » Arquivo » Indústria » Entrevista com Robert Scoble

Entrevista com Robert Scoble

18 anos atrás

O Meio Bit entrevistou o blogger e "evangelizador" da Microsoft Robert Scoble via email. O Scoble é figura popular na Microsoft e nos blogs de tecnologia, e seus posts frequentemente são motivo de discussão na blogosfera.

Confira abaixo a entrevista por email.

MB - Agora que a Microsoft está abrindo o padrão Office XML, o que você pensa que o Office vai oferecer como diferencial para continuar a dominar o mercado ? O que fez a Microsoft abrir o padrão ?

Scoble - Há várias frentes de inovação na Microsoft. Você viu a nova interface (há um vídeo no Channel 9 sobre este tópico) ? É incrível. Ou veja o Excel, as novas "pivot tables" estão muito melhores.

A Microsoft tem trabalhado há um bom tempo nestes novos formatos de arquivo, e acreditamos que os desenvolvedores darão preferência a um formato aberto. Acreditamos também que há muitas outras razões para usar o Office além dos formatos de arquivo.

MB - Como você ve a Web 2.0 em relação aos sistemas operacionais ? Você não acredita que o Linux está tão bem preparado para integrar os aplicativos web quanto o Windows ? Como a Microsoft irá reagir a isto, e como a Microsoft pretende incorporar a "experiência Web 2.0" no Windows Vista ?

Scoble - Web 2.0 é ainda a Web. Você ainda precisa de um sistema operacional para rodar seu navegador web, portanto eu os vejo separadamente. Sim, mais e mais funções irão para a web ou para tecnologias associadas como o Windows Presentation Foundation que permite que se construa aplicativos conectados a Internet que tem muito mais funcionalidade do que os aplicativos web atuais. Linux é um bom competidor, não vou atacá-lo, mas estamos investindo MUITO para fazer que o Windows seja uma plataforma melhor do que o Linux. Você verá este investimento em tudo, desde o novo servidor web que será incluido com o Windows até as fontes que mostram suas palavras, a interface, as novas funções de busca integradas no sistema, o Windows Live Gadgets e a sidebar.

MB - Sobre seu blog, quantas horas diárias você passa blogando ou pesquisando ? Você usa outros dispositivos para blogar ?

Scoble - Eu blogo usando meu Tablet PC, mas ocasionalmente eu uso meu telefone Audiovox que roda o sistema Microsoft Smartphone. Quase todas as horas do dia são usadas pensando em blogs ou respondendo email ou trabalhando com pessoas dentro da Microsoft para saber o que eu preciso conhecer sobre nossos produtos futuros. Durante o dia eu trabalho no video blog Channel 9 onde você pode conhecer empregados da Microsoft e ver no que eles estão trabalhando. Durante as noites e finais de semana eu atualizo meu blog pessoal. No restante do tempo eu estou em eventos com programadores e geeks do mundo inteiro.

MB - E Podcasts ? A Microsoft tem algum plano de suportar a criação e publicação de podcasts ?

Scoble - Eu espero ver mais funções de áudio no Windows Vista, já que todo o stack de áudio foi re-escrito, mas ainda não anunciamos nada específico.

MB - Nesta nova "era" da Microsoft, há planos da companhia se tornar mais aberta à comunidade, como as iniciativas de código aberto ? Fale um pouco sobre a "nova" Microsoft e seu impacto.

Scoble - Nós já temos vários projetos de código aberto, não sei bem o que quis dizer. A nova Microsoft está tornando mais fácil para os usuários saberem quem faz parte de times específicos e ter conversas com eles. Por exemplo, você pode procurar por "blog OneNote" e achar o blog do Chris Pratley, que lidera o time que produz o OneNote. Você pode deixar um comentário e aguardar sua resposta. No Channel 9 nós estamos filmando e deixando você ver a Microsoft, sem edição.

relacionados


Comentários