Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Júnior

Livro Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Júnior

14 anos atrás

Opa, aqui a conversa é de gente grande. Diariamente eu recebo e-mails de pessoas querendo saber qual câmera comprar, qual lente escolher ou o melhor curso de fotografia que se possa fazer. Tudo que é lembrado é a técnica pela técnica. Entre no site de qualquer escola de fotografia (existem dezenas hoje em dia) e veja os cursos oferecidos. Todos voltados para temas específicos da fotografia profissional ou para o conhecimento do seu equipamento. Isso é importante? Claro, mas como explicar que pessoas usando o celular ou uma câmera da Mitsuca com 1,3 megapixels possam apresentar fotos mais impactantes do que as que você fez com sua Nikon D700? Eu explico pequeno gafanhoto. Fotografia é feita com o cérebro e não com sua câmera. A técnica ajuda a concretizar a sua visão fotográfica, mas o principal aliado que você pode ter é o seu olhar.

Por isso que não consegui parar de ler o livro  Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Júnior e lançado no Brasil pela Editora Photos. Explicar composição para minhas turmas de fotografia é a tarefa mais difícil encontrada em um workshop. Geralmente acabo ficando apenas na regra dos terços, pois é uma técnica simples e de fácil realização, mas existe todo um referencial teórico para se tratar a composição fotográfica. Referenciais que podem ir contra toda a noção de estética do indivíduo. Tenho um amigo educador que diz que ensinar violino é mais fácil do que ensinar fotografia. A turma do violino começa do zero e tudo que for ensinado vai ser absorvido sem muito questionamento. Na fotografia, temos que lutar contra várias concepções do indivíduo, afinal de contas todo mundo hoje em dia tem uma câmera fotográfica e faz centenas de fotos por mês.

Com o livro em mãos tive a oportunidade de rever e aprofundar várias teorias com as quais tive contato quando comecei a estudar fotografia e cursos de formação teórica ainda eram facilmente encontrados no Brasil. A obra já abre com três capítulos matadores onde são tratados os conceitos de ritmo, movimento e equilíbrio. O mais interessante é que a primeira vez que ouvi sobre esses temas foi em uma aula de história da arte. Aqui vemos como uma imagem com ritmo, movimento e equilíbrio se torna mais do que uma imagem, ela se torna uma forma de comunicação visual que transmite sentimento. Porém, não fica por ai. O livro continua batendo em conceitos que são pouco discutidos hoje em dia nos blogs, sites e livros de fotografia, como a Diversidade e Unicidade e o conceito de Diálogo na fotografia. Depois passamos para coisas mais comuns para os fotógrafos mais experientes como os conceitos de Diagonal, Primeiro Plano, Perspectiva e Razão Áurea.

Fechando essa pequena obra de referência temos dois capítulos muito importantes. O Capítulo 10, intitulado O Controle da Luz, pode parecer obvio, afinal de contas sem luz não há fotografia, mas a coisa aqui vai um pouco além. Não se trata apenas de fazer uma boa fotometria, mas também de conhecer o comportamento da luz para que ela seja utilizada como elemento de composição. Em um momento, começo do capítulo, o autor afirma “…a luz é o primeiro item a ser observado pelo fotógrafo, pois o seu controle manipula o impacto da fotografia”. O Capítulo 12 nos leva a uma discussão sobre O Momento Decisivo. Todo mundo que estuda fotografia já ouviu falar desse conceito, principalmente atrelado a obra de Henri Cartier-Bresson. Assim como falado no capítulo, fotografar é congelar um momento, e cabe ao fotógrafo escolher esse momento para que ele passe o máximo de sentimento e informação. Uma lição que muitos ainda não aprenderam.

arte da composição

O livro é recheado com mais de 120 fotos do autor e possui 172 páginas. O papel de impressão é de boa qualidade e a encadernação é firme. A capa poderia ser dura, afinal a edição merece. O livro pode ser adquirido na página da Editora Photos por R$ 79,00.

Lembrando aos navegantes que o livro Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Júnior é um dos livros que serão oferecidos como prêmio no 5º Desafio Fotográfico Meio Bit. A outra obra que será entregue aos vencedores é o Fotografia de Esportes de Ivo Gonzalez.

relacionados


Comentários