Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Compactas Ultrazoom para Viagem – Teste no Dpreview

Compactas Ultrazoom para Viagem – Teste no Dpreview

14 anos atrás

Olha só, o Dpreview continua com sua campanha de testar câmeras com características parecidas em grupos. Já tivemos algumas bem comuns, como Compactas a prova de Água e Prosumers. Agora eles estão investindo na criação de grupos mais amplos. No dia de hoje eles fizeram um mega teste com o que eles chamam de Compact Travel Zoom Cameras. A idéia aqui é simples e bem racional. As câmeras compactas com uma grande distância focal são um tipo de equipamento que vem crescendo muito na indústria fotográfica e quase todos os grandes fabricantes já possuem uma representante nessa categoria. Por outro lado, o verão americano está chegando e o Dpreview se propôs a descobrir qual a melhor câmera para ser uma boa companheira de viagem. Vejam abaixo os equipamentos testados:

Compact Travel Zoom Cameras

· Canon PowerShot SX210 IS

· Casio Exilim FH-100

· Fujifilm FinePix F80 EXR

· Fujifilm FinePix JZ500

· Kodak EasyShare Z950

· Nikon Coolpix S8000

· Olympus Mju-9010

· Panasonic DMC-ZS5 / TZ8

· Panasonic DMC-ZS7 / TZ10

· Ricoh CX3

· Samsung HZ35W

· Sony Cyber-shot DSC-H55

· Sony Cyber-shot DSC-HX5

No geral, as câmeras citadas possuem preços que variam de US$ 159,00 a US$ 349,00, todas fazem filmes em alta definição com 720 pixels (exceção para a Sony Cybershot HX5 que chega a 1080 pixels),  estão com distância focal na média de 25-300mm, e resolução máxima entre 10 e 14 megapixels. O texto mostra um pequeno histórico dessas câmeras e destaca que a principal qualidade dos equipamentos é a praticidade. A comparação com uma DSLR e suas diversas lentes é o ponto principal. Você consegue ter uma distância focal confortável e com uma câmera que ocupa pouco espaço. Para mim isso já não cola. Afinal de contas, todo mundo que já tem a fotografia dentro do DNA acaba planejando suas viagens tendo em vista as fotos que vai fazer e não o contrário, mas estamos falando do público doméstico normal.

Aqui a metodologia é a mesma dos testes anteriores. Cada câmera é analisada do ponto de vista do design e dos principais recursos. Cada câmera, ao final de sua página, tem uma ficha de desempenho indicando suas qualidades e pontos negativos, além de uma classificação geral. Depois são feitos comparativos da qualidade dos vídeos, comparativos ao ar livre e depois com iluminação de estúdio. São levados em conta a distância focal, a nitidez das imagens, o ruído gerado em ISO elevado e aberrações cromáticas.

No final, temos as vencedoras também divididas em categorias. Temos os equipamentos com melhor qualidade de imagem com luz do dia, melhor qualidade de imagem baixa luz e ISO alto e melhor qualidade de imagem usando o Flash. Ao final, grande surpresa, indo contra qualquer possível previsão, o Dpreview apontou como os dois melhores equipamentos dessa disputa a Casio Exilim FH-100 e a Samsung HZ35W. A avaliação mostra que são câmeras confiáveis, bem construídas e com produção de alta qualidade. Eu me surpreendi.

Veja o teste completo do Dpreview e a galeria de imagens produzida com os equipamentos.

relacionados


Comentários