Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Lightroom 3 – review no Photography Blog

Lightroom 3 – review no Photography Blog

14 anos atrás

O mundo da fotografia ficou muito feliz com o lançamento da versão definitiva do Lightroom 3 , o melhor aplicativo já inventado para organizar o fluxo de trabalho digital do fotógrafo (essa é uma opinião totalmente pessoal). Muita coisa bacana foi adicionada ao software, que agora ficou melhor ainda. No lançamento, já ficamos sabendo através do press release da Adobe de algumas das novas funcionalidades e de como elas vieram para somar qualidade. Agora temos uma melhor ferramenta de eliminação de ruído, capacidade de gerenciar vídeos, um modo de importação mais intuitivo, correção da distorção de lentes, publicação diretamente no flickr e a possibilidade de inserir grãos na imagem, simulando os filmes fotográficos em preto e branco.

lightroom 3 - interface

Nova interface gráfica do Lightroom 3

Agora, o Photography Blog colocou no ar um pequeno review do programa tratando principalmente das novas funcionalidades. O processo de importação, com a nova interface do software, parece estar bem mais simples mesmo. Embora a versão anterior não complicasse muito nessa fase, os novatos poderiam se perder e não levar em conta todos os ajustes necessários. Porém, o que chama atenção mesmo, é a nova tecnologia de processamento de imagem. Segundo o pessoal do Photography Blog, a tecnologia, que também está presente no conversor do Photoshop CS5, é muito superiora ao que era empregada no Lightroom 2. Os destaques do novo processo são a redução de ruído e correção das lentes. Um ponto a se levar em conta é que o novo processo não é compatível com o antigo. Ao editar suas fotos na nova biblioteca do Lightroom, elas não serão reconhecidas ao restaurar essa biblioteca na versão antiga. A nova versão pode importar a biblioteca do Lightroom 2 e fazer a conversão para o novo sistema. Só apontando que o novo processo também mostra uma imagem com maior nitidez, melhor fidelidade de cores e menor quantidade de ruído.

lightroom 3 - ruido

Sistema de redução de ruído mostrado na prática

A correção de lentes é outra coisa a se levar muito a sério nessa versão. Por padrão ele vem desativada, mas é possível deixar como padrão o uso automático. Existe um banco de dados interno com o perfil de várias lentes da Canon e Nikon, sendo que logo teremos também um da Sigma. O aplicativo corrige a distorção, aberração cromática e vinhetas. Além das que já existem no banco de dados, é possível usar o recurso para criar o perfil de sua lente. A saída da imagem também ganhou ótimas melhorias. Agora é possível criar vídeos com as fotos no padrão Youtube ou com 1080 pixels. Aqui existem opções de animação ou fazer com que a apresentação se encaixe em uma música. Ótimo para quem trabalha com eventos.

lightroom 3 - slideshow

Construindo um Slide Show

A conclusão do texto é óbvia. O Lightroom 3 ainda não é a ferramenta definitiva, mas pode suprir em torno de 80% do trabalho de edição. Ele ficou mais rápido, mais preciso e com uma qualidade de processamento de imagem superior. Tudo isso por apenas US$ 299,00. Do ponto de vista dos programas de edição de imagem profissional, esse é um preço muito bom.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários