Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Patentes de Canon e Sony mostram as possibilidades para o futuro

Patentes de Canon e Sony mostram as possibilidades para o futuro

14 anos atrás

O registro de uma patente não significa que a evolução que ela representa vai ser colocada em prática rapidamente. Mas, pode ser encarada como uma indicação do que o futuro nos reserva. Nessa última semana, três patentes interessantes vieram a público. Duas são da Canon e uma da Sony.

Algum tempo atrás, a Canon já havia registrado uma patente para uma câmera DSLR com monitor LCD sensível ao toque. Agora é a vez da Sony registrar algo muito parecido. A nova patente mostra uma câmera Reflex com visor LCD sensível ao toque. Não seria a primeira câmera com lente intercambiável a ter esse recurso, visto que a Panasonic Lumix G2 saiu na frente. A diferença aqui é que o LCD vai se manter sensível mesmo na hora de usar o visor ótico. Para que isso funcione, sem que o nariz do fotógrafo acione os comandos, áreas do LCD vão ficar desativadas, dependendo se a câmera estiver na posição horizontal ou vertical. Sinceramente, esse é o tipo de tecnologia que não sinto falta em uma DSLR, mas se for bem feita e ajudar na usabilidade, então é bem vinda.

As outras duas novidades são oriundas da Canon. A primeira, e que foi registrada em novembro, é realmente diferente. Segundo a patente, a Canon pretende implementar em suas câmeras, principalmente na linha Powershot, o reconhecimento de comandos de voz. Segundo o plano, seria possível acionar o obturador, visualizar as imagens, regular a qualidade do JPEG, mudar o modo de exposição e comandar o zoom através de comandos vocais. Isso sim eu acho bacana. Pode não ser tão importante do ponto de vista prático, mas que seria muito legal é inegável. A segunda patente, mais voltada para a questão da qualidade de imagem, seria responsável por uma mudança nos valores de exposição de captura de luz no sensor. O efeito prático seria a captura de um HDR com apenas uma foto. Se dará certo, só o tempo vai dizer.

Faz algum tempo que não temos uma grande revolução nas DSLR. Talvez essas patentes signifiquem que esse período de marasmo acabou, ou serão projetos que ficarão por anos na gaveta.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários