Meio Bit » Baú » Internet » Google Caffeine's up and running!

Google Caffeine's up and running!

09/06/2010 às 11:39

Num post publicado recentemente em seu blog oficial, a Google anunciou que o Caffeine, novo indexador de seu produto mais famoso e utilizado, o buscador homônimo, está pronto e funcionando.

Uma necessidade para a empresa, o Caffeine muda bastante a forma com que o buscador indexa conteúdo produzido na Web. De acordo com a Google, o novo sistema de indexação traz até 50% a mais de resultados novos, recentes, em relação ao antigo. Isso supre necessidades cada vez mais crescentes, tanto de quem produz conteúdo, que deseja vê-lo nos buscadores o quanto antes, quanto de quem consome, que quer estar sempre e cada vez mais atualizado através deles.

O Caffeine foi construído para lidar com os novos tipos de conteúdo surgidos nos últimos anos na Web. Se antes indexar textos era a tarefa primária, hoje a situação é diferente. Atualizações de status, vídeos, imagens, notícias... É muita coisa. A imagem abaixo demonstra a mudança de foco que o Caffeine traz:

Caffeine

Antes, a indexação era feita através de camadas, e os mecanismos do Google varriam a Web inteira para encontrar material novo e/ou atualizado. No Caffeine, a abordagem é diferente. As análises são feitas em pequenas porções, continua e globalmente, sempre atualizando a base de dados do buscador. É esse o segredo para entregar mais conteúdo novo, ainda relevante.

O Caffeine é uma novidade grandiosa, e terá impacto nos próximos anos. Com ele, a escala de páginas indexadas deu um salto enorme — nas palavras da Google. O novo sistema já acrescentou 100 milhões de gigabytes de informações aos bancos de dados do Google, e continua a fazê-lo na base das "centenas de milhares de gigabytes por dia". Se tudo isso fosse uma pilha de papel, essa cresceria 4,8 km por segundo!

Os benefícios dessa importante mudança "por baixo dos panos" começarão a ser sentidos pelos usuários, segundo a Google, nos próximos meses.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários