Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Fotografia de Esportes de Ivo Gonzalez

Livro Fotografia de Esportes de Ivo Gonzalez

14 anos atrás

Lembram quando disse em outro artigo que não deve ser levado muito a sério o fotógrafo que acha que sabe fotografar de tudo? Pois bem, está aqui outra categoria fotográfica que não me arriscaria sem alguns anos de aprendizado. Fotografar esportes envolve um olhar apurado, reconhecer os momentos importantes (o momento decisivo) e ter completo domínio de seu equipamento. Afinal de contas, as imagens de esporte mais memoráveis são quase que únicas, feitas por um único fotógrafo que teve a sensibilidade de capturar uma cena importante, e que acaba se tornando iconológica na história humana.

Um pouco de toda essa complexidade pode ser encontrada no livro Fotografia de Esportes de Ivo Gonzalez, publicado no mercado nacional pela Editora Photos e que será o prêmio do primeiro colocado no 5º Desafio Fotográfico Meio Bit. O livro acabou de chegar e já fiquei impressionado com a boa qualidade da produção. Muitas imagens com excelente definição, páginas impressas em papel de boa qualidade e uma capa dura com papel de proteção. Pode parecer bobeira falar disso, mas tenho vários livros aqui na estante que as páginas estão caindo e que as fotos não possuem qualidade nenhuma. É bom as editoras aprenderem essa lição. O segundo ponto que gostaria de levantar é que a publicação é fruto da experiência de um fotógrafo brasileiro e não a tradução de uma obra estrangeira. Tem muita gente em território nacional que merece uma chance de passar a frente o seu conhecimento.

O livro é composto por um grande manual técnico. Temos um capitulo introdutório sobre os mitos da profissão de fotógrafo de esportes, como o fato de estar sempre perto de grandes celebridade ou de poder assistir os eventos de perto. Quem fotografa profissionalmente sabe que a última coisa que nos sobra em situações assim é aproveitar os eventos ou a companhia das pessoas. Estamos preocupados com outras coisas, como o foco, velocidades e aberturas. Depois disso entramos em uma área técnica muito interessante para quem está começando. Ivo se preocupa em passar todos os aspectos que devem ser levados em consideração para o sucesso na profissão.

O primeiro capítulo discute as peculiaridades do autofocus da Canon e da Nikon (característica muito importante para a fotografia de esportes). Já o capítulo 03 entra na discussão sobre as diferenças entre analógico e o digital. Esse capítulo se torna uma fonte histórica interessante ao mostrar a evolução da tecnologia digital na mão do fotógrafo. Aqui sabemos, por exemplo, que a câmera digital usada nas Olimpíadas de Atlanta tinha apenas 1,2 megapixels de resolução máxima, era lenta e não muito precisa. O capítulo 05 já pega mais pesado nos equipamentos que temos a disposição no mercado e quais os ideais para a prática da profissão. O autor comenta sobre câmeras, lentes, tripés, monopés e o flash. Coisas que a maioria dos principiantes sempre perguntam em fóruns e está aqui bem detalhado por alguém que conhece do assunto. O capítulo 09 é dedicado ao relacionamento com agências de imagens e credenciamento em eventos esportivos. Eu já tive problemas com credenciamentos e sei que é preciso ter um jogo de cintura para se dar bem. Porém, a meu ver, a cereja do bolo é o capítulo 10, intitulado de Fotografando sem Compromisso. Aqui o fotógrafo aponta direcionamentos para você, que não tem um equipamento de ponta, começar a fotografar esportes. Inclusive, ele indica quais as modalidades mais fáceis de serem fotografadas com lentes com pouca distância focal ou diafragma com pouca abertura.

Ivo Gonzalez é formado em jornalismo pela PUC-RJ e se especializou em fotografia em 1982. Trabalha como fotojornalista desde 1989, quando ingressou no jornal carioca O Dia. Em 1990 ingressou no jornal O Globo, onde está até hoje. Cobriu as Copas do Mundo de 1994 a 2006, Copas das Confederações de 1997 a 2005 e Copa América na Bolívia, em 1997. Esteve também nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008), e agora foi escalado para cobrir mais uma Copa do Mundo na África.

O livro é muito bacana e trás informações importantes quem se interessa por fotografia como profissão ou como passa-tempo. Mesmo que você não se interesse profissionalmente pela fotografia de esportes, vale a pena ter esse livro em casa por conta das incríveis imagens que ilustram suas páginas. Para quem se interessou, é possível comprar o livro Fotografia de Esportes de Ivo Gonzalez no site da Editora Photos. O investimento é de R$ 99,00.

Só lembrando que você pode ganhar uma cópia participando do 5º Desafio Fotográfico Meio Bit.

fotografia de esportes

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários