Meio Bit » Arquivo » Software » Gruml: nova alternativa para o NetNewsWire

Gruml: nova alternativa para o NetNewsWire

O Gruml faz aquilo que nós precisamos que seja feito quando o assunto é somado a seguir pessoas, recomendar items, compartilhar feeds e notas via portais e serviços.

14 anos atrás

Já é consenso há um bom tempo que o NetNewsWire é a aplicação padrão para sincronizar seus canais de RSS feeds e o Google Reader em Macs. Talvez seu único pecado seja não interagir mais diretamente com ferramentas de sharing para redes sociais e alguns outros mecanismos necessários de Web 2.0 para aqueles de nós que realmente fazem uso contínuo desse tipo de ferramenta.

A proposta do Gruml é precisamente essa. Uma vez que começou do zero com a pretensão de ser um aplicativo desenhado exclusivamente para servir ao Google Reader, algumas coisinhas já começaram certo com este beta bem robustado e em ótima forma. O NetNewsWire é definitivamente uma aplicação sólida, com ótima estabilidade e oferece uma experiência indiscutível para usuários Mac. Mas é uma aplicação de RSS que integrou lá na frente o Google Reader em sua arquitetura funcional. Ponto.

O Gruml, por outro lado, faz aquilo que nós precisamos que seja feito quando o assunto é somado a seguir pessoas (direto da aplicação), recomendar items (se você é jornalista, sabe o valor que isso tem), compartilhar feeds e notas via portais e serviços como Instapaper, Twitterific, Delicious, Digg, Facebook, Twitter e até mesmo o indispensável Evernote.

Isso pode facilitar muito a sua vida se você também precisa que a sua aplicação RSS de produção vá além de mostrar-e-direcionar e também seja capaz de o ajudar a criar colaborativamente, revisar, acompanhar e integrar outras pessoas em um ou mais grupos de feeds. As perspectivas para esse bom beta são muito promissoras.

É claro que em virtude de ainda se tratar de um beta, algumas funções não estão tão bem polidas quanto o NetNewsWire. Mas isso não chega sequer a arranhar sua imagem, pois está quase lá. Se você organiza suas fontes diretamente através do Google Reader, mas prefere ter uma outra experiência e funções para acessar, ler e trabahar seu conteúdo, não tem muito erro com o Gruml.

Eu diria que a única falta é não disponibilizar a criação de smart-folders (pastas+regras), como o NetNewsWire faz. Em compensação, tudo se reequilibra com uma excelente função de tags que assumem esse papel, direto da sidebar de utilidades.

O Gruml é somente para OSX, download gratuito do beta.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários