Meio Bit » Arquivo » Hardware » Positivo embarca na onda dos e-reades com o Alfa

Positivo embarca na onda dos e-reades com o Alfa

Brasileira Positivo prepara lançamento do Alfa, seu primeiro e-reader. Cheio de limitações, será que fará sucesso?

14 anos atrás

Positivo Alfa.

Positivo Alfa.

A Positivo, fabricante de computadores brasileira, está prestes a lançar seu e-reader, batizado de Alfa. Seguindo tendência mundial lançada pelo Kindle, da Amazon, o produto segue a filosofia desse, e será específico para a leitura de livros e periódicos, nada mais.

Muitos detalhes do Positivo Alfa ainda são desconhecidos, mas já se sabe que ele terá tela de 6" sensível a toque (nada de e-ink?), 2 GB de espaço, slot para cartão MicroSD e nada de conectividade sem fio. Esse ponto, incômodo para procura mobilidade, é bastante negativo, já que, dessa forma, a única maneira de alimentar o Alfa com conteúdo novo passa a ser via USB, algo aceitável em se tratando de livros, mas um tormento para jornais — já se imaginou ligando o Alfa todo santo dia na porta USB para baixar o jornal? Seria mais ou menos como ir na banca todo dia, ao invés de recebê-lo em casa. Fontes ligadas à Positivo dizem que futuras versões do aparelho terão conectividade WiFi.

Com 8,9 milímetros de espessura, pesando 240g, em duas cores (preto e prata) e contendo o Dicionário Aurélio pré-carregado, o Alfa rodará Linux (kernel 2.6.21), e será capaz de ler os formatos *.txt, *.pdf e ePub.

O preço ainda não foi divulgado, e segundo a reportagem da INFO, o lançamento está previsto para a segunda quinzena de junho. Sem WiFi, e com tela (aparentemente) convencional, ou seja, nada de e-ink, será que o Alfa fará sucesso? Dependendo do preço, da autonomia da bateria, e do marketing feito em cima, talvez sim, mas eu não colocaria minha mão no fogo por ele...

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários