Meio Bit » Arquivo » Games » Games podem ajudar pessoas a controlar seus sonhos

Games podem ajudar pessoas a controlar seus sonhos

Pesquisadora acredita que gamers possuem mais facilidade em controlar seus sonhos.

14 anos atrás

dori_van_31.05.10

Sabe quando você está sonhando e tem consciência disso? Ou ainda quando consegue mudar o rumo do que está acontecendo durante o sonho? Isso é conhecido como sonho lúcido. Muitos estudo são feitos em diversas partes do mundo para ajudar as pessoas a controlarem seus sonhos e principalmente evitar pesadelos e alguns pesquisadores da Grant MacEwan University do Canadá descobriram que os games podem ser um ótimo aliado nesse sentido.

De acordo com a psicóloga Jayne Gackenbach, tanto os sonhos quanto os games se tratam de uma realidade alternativa e como os jogadores estão acostumado a controlar o ambiente dos jogos eletrônicos, isso poderia ser utilizado enquanto estão dormindo. Entre algumas das habilidades que tanto os jogadores quanto aqueles que praticam o controle dos sonhos possuem, estão a facilidade de concentração e noção de espaço.

Como essas pessoas seriam capazes de evitar, ou diminuir a frequência de pesadelos, Gackenbach estuda a possibilidade de usar o controle dos sonhos para minimizar os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático, como nos veteranos de guerra, por exemplo.

Embora ela afirme que não existam provas concretas, vários anos de estudos mostraram que pode existir uma relação entre as duas habilidades, o que faz um certo sentido para quem joga e já conseguiu algum tipo de controle enquanto está sonhando. Eu não posso dizer que sou um mestre em fazer o que quero nos meus sonhos, mas já tive algumas experiências nesse sentido (o que pode ser ao mesmo tempo gratificante e assustador) e acho curioso saber que os games podem ter tido algum tipo de influência no processo. 

[via LiveScience, com dica do leitor Edmundo]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários