Meio Bit » Baú » Internet » C.E.S.A.R. e Alcatel juntas

C.E.S.A.R. e Alcatel juntas

18/11/2005 às 4:10

As casas do futuro vem ai.

O C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), por meio da Jabil do Brasil, fornecedora de serviços de manufatura de eletrônicos e circuitos, e a Alcatel firmaram um convênio que fomenta trabalhos inovadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em TI e telecomunicações.
Trata-se do projeto MoHCo (Mobile House Control), que tem por fim a criação de um sistema baseado em tecnologias convergentes para o gerenciamento remoto de residências.

O objetivo principal desta iniciativa é viabilizar serviços e aplicativos de mobilidade para o controle de residências equipadas com banda larga sobre a plataforma DSL, a partir de dispositivos inteligentes e que permitam a conexão em rede. Num primeiro momento, testes estão sendo realizados para o controle remoto da energia elétrica, mas a ambição é atingir equipamentos como microondas, geladeiras ou câmeras de segurança. No futuro, com o comando a partir de um celular, será possível operar todas essas interfaces, devidamente conectadas a um computador.
Demorou!!!

Serviços móveis inovadores estão em franco desenvolvimento e ascendência, assim como a adoção da banda larga por DSL. As operadoras poderão oferecer o MoHCo a partir da entrega de soluções integradas. Por ser baseado em Internet, a utilização em larga escala do gerenciamento remoto depende que os elementos a serem conectados na rede sejam interoperáveis e preparados para a comunicação via IP.

Essa parceria já vem de longa data. Em agosto de 2002 Alcatel e CESAR fizem em conjunto o LabCom (Laboratório de Telecomunicações) - dedicado ao estudo da convergência das redes de comunicação de voz e dados.

relacionados


Comentários