Meio Bit » Arquivo » Hardware » 4GB é mais que suficiente para qualquer um

4GB é mais que suficiente para qualquer um

14 anos atrás

Quando Bill Gates (não) disse a famosa frase de que 640KB eram mais que suficiente para qualquer um era o ano de 1981, o IBM-PC acabara de ser lançado. Vinha com 16KB de memória e custava o equivalente a US$3.646,00 nos dias de hoje. Sem drives de disquete ou monitor. Assumir que quarenta vezes a memória do computador desktop mais avançado do mercado seria algo razoável, bem, seria algo razoável.

Já hoje ninguém ousa esse tipo de previsão. Tanto que a "descoberta" de que o Windows Phone 7 é baseado no Windows Embedded Compact Core 7, que por sua vez é uma versão do Windows CE, de 32 bits levantou poeira hoje. Afinal como pode o mercado conviver com a idéia de que os telefones Windows Phone só poderão ter até 4GB de RAM?

OK, isso é uma limitação do sistema operacional E do processador, não consta que já haja processador mobile 64Bits, muito menos gente desenvolvendo para eles, mas mesmo assim os arautos do apocalipse já estão denunciando a osbolescência do Windows Phone.

Vejamos: o Nokia N97 vem com 128MB, o iPhone 3GS vem com 256MB de RAM. O HTC HD2 vem com 576MB. O Superfone Nexus One, 512MB. Dado um ciclo de um ano, levaremos um bom tempo até esse limite de 4GB se tornar preocupante. ISSO se houver uma demanda desesperada por RAM, coisa que a Apple mostrou como contornar: Especificações draconianas de desenvolvimento e um controle de qualidade e certificação. (e nada de multitasking oba-oba, também ajuda)

Em algum momento 4GB de RAM parecerão uma exigência pífia em celulares? Com certeza, mas isso ainda vai demorar muito, talvez quase tanto quanto o plugin do Flash no Android sair de beta.

Fonte: Pocketnow

relacionados


Comentários