Meio Bit » Arquivo » Software » Novo Office 12 Beta 1 disponível

Novo Office 12 Beta 1 disponível

18 anos atrás

Dez mil (eu fiquei assustado com esse número) beta-usuários da Microsoft receberam um email na quarta-feira com a seguinte mensagem: "Bem-vindos ao Office 12."

O Beta 1 da próxima geração da suite de aplicativos Office já está disponível para download. O email com um texto do vice-presidente da M$ diz que esse é o lançamento mais significante em 10 anos e que só foi possível devido a anos de pesquisa e desenvolvimento.

O Office 12 Professional vem com Word, Excel, Access, InfoPath, PowerPoint, Publisher e Outlook.

Os usuários poderão saborear a nova interface criada pela Microsoft que substitui as longas toolbars por faixas, ou em inglês "ribbons", que ofereceriam características específicas para determinada tarefa (alguém consegue imaginar?).

Outlook 12 tem novas características, incluindo uma barra de "To Do" (itens a fazer), tarefas e apontamentos no mesmo painel e um leitor de RSS embutido.

No geral, a mesma estrutura foi mantida pela M$. O cd do Office 12 Professional tem pouco mais de 400MB. Só o FrontPage 12, que foi reestruturado para o desenvolvimento do SharePoint e se torna uma ferramenta para o consumidor HTML da Microsoft, consome 200MB do total.

Outras novidades são funções adicionais para escritório após a aquisição recente do Groove's Virtual Office pela empresa do Bill Gates.

Já sobre o Office 12 Server, que consome 408MB de download, vem o novo Portal de Servidores SharePoint. Esses servidores irão abrigar capacidades do Excel e InfoPath.

A Microsoft anuncia que não haverão upgrades para os produtos do Office 12 Server.

Mas a grande novidade mesmo fica por conta da abertura do formato XML. Os pacotes XML poderão ser editados juntamente de um arquivo ZIP e serão licenciados livremente. Os arquivos criados nesse Beta 1 poderão não ser compatíveis com futuras versões do Office 12.

Agora vem aquele detalhe que quase ninguém sabe dos produtos novos da MS: Ele exigirá mais do pc! Alguém está disposto a turbinar a máquina por causa do produto em questão?

O Office 12 Beta 2 já tem data pra sair, na primavera dos Estados Unidos, no próximo outono brasileiro 😉

A versão final sairá no fim de 2006 junto com o Windows Vista.

relacionados


Comentários