Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony NEX5 – uma câmera para principiantes

Sony NEX5 – uma câmera para principiantes

14 anos atrás

O título desse texto pode parecer até uma heresia por conta das várias coisas positivas que todos estão falando sobre a nova linha de equipamentos fotográficos da Sony, mas não sou eu que estou dizendo isso, e sim a análise do Luminous Landscape, um site que todos respeitam e cujas considerações são sempre bem fundamentadas. O editor do site teve uma Sony NEX5 como companheira por alguns dias e fez uma série de testes práticos de suas funcionalidades. Ao ler o texto, que começa até bonitinho para o lado da Sony, logo vamos vendo uma grande lista de aspectos negativos apontados pelo autor.

A primeira é que a câmera não possui um visor eletrônico. Embora possa parecer nadar contra a correnteza, a Sony não tinha o acessório no lançamento da câmera. A Olympus teve a mesma idéia e voltou atrás, já que os consumidores querem o acessório. Eu mesmo não consigo fotografar com uma câmera usando o LCD. O segundo ponto é que a câmera é lenta. A lentidão apontada é na hora de ligar (quase dois segundos para estar pronta para usar) e no autofocus, que usa um sistema diferente das DSLR. O terceiro ponto negativo é a ausência de um seletor de modos de disparo. Tudo é feito via menu com o seletor das costas da câmera. A operação se torna lenta em momentos que se precisa de agilidade e toda vez que você desliga a câmera ela retorna para a posição inicial, necessitando de nova configuração. Quarto ponto negativo é a economia de botões no corpo da câmera. Tudo é feito pelo botão seletor em 6 menus principais. Um exemplo apontado é que para formatar o cartão de memória é necessário apertar o botão seletor por 28 vezes (caraca, absurdo isso).

Situações que são realmente estressantes se você já está acostumado aos confortos de uma câmera DSLR. Por exemplo, mudar configurações básicas da câmera rapidamente e sem a necessidade de tirar o olho da cena que está fotografando é um tremendo ganho de tempo durante a sessão fotográfica, principalmente se for uma cena em movimento. Outros testes no mesmo texto atestam que a câmera tem um bom desempenho nos modos panorama, auto HDR e na qualidade de imagem em geral. Aliás, aqui temos um bom teste da qualidade do ISO do equipamento. Assim como as DSLR de entrada, a Sony NEX5 tem um ótimo desempenho até o ISO 800. Acima disso começamos a encontrar problemas. O ISO 12800, o máximo alcançado pela câmera, não serve para absolutamente nada.

Por fim, temos o veredicto que usamos no título desse post. A câmera é pequena, leve, tem boa qualidade de imagem e é ótima para quem está começando na fotografia e quer aprender com essa arte, mas se você já tem experiência e anos de estrada, vai achar irritante o seu uso. Segundo o autor do texto, a Sony NEX5 é igual aquela mulher linda que te atrai desde a primeira vista, mas quando abre a boca tem uma voz estridente e irritante.

sony nex5

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários