Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Simulador de lentes Nikon

Simulador de lentes Nikon

14 anos atrás

A Canon pode até vender mais câmeras no Japão ou ser mais conhecida pelos consumidores, mas a Nikon é que tem as idéias mais bacanas. E isso vai desde a interface gráfica dos menus de suas câmeras e chega até os brinquedinhos virtuais existentes em seu site. Agora está disponível para o consumidor o Simulador de Lentes Nikkor. E isso não é pouca coisa.

Tenho notado, nas aulas que ministro, que as pessoas possuem uma grande dificuldade em se desprender das informações aprendidas (mesmo estando erradas) e se adaptar ao mundo real da fotografia. Ensinar a avaliar uma lente por sua distância focal (medida em milímetros) em vez da descrição inútil do fabricante da câmera que apenas informa quantas vezes de zoom ótico uma câmera possui, é uma tarefa árdua. Entrar no assunto de fator de corte então chega a ser traumático.

Com esse novo brinquedo da Nikon, podemos simular o uso de diferentes lentes e câmeras. Podemos usar uma lente 600mm em um corpo Full Frame e depois usar a mesma lente em uma câmera com sensor menor e ver o efeito no ângulo de visão. Simplesmente fantástico e muito didático. Pena que não dá para salvar no computador para usar nas aulas práticas.

Para utilizar o aplicativo, é só entrar no site do Simulador de Lentes Nikkor e esperar a página carregar (é necessário ter o Adobe Flash Player instalado). Existem três cenas possíveis de aplicar o efeito das lentes. Logo abaixo temos um controle que muda o ângulo de visão da lente de uma 10mm até uma 600mm. Ao lado, você pode combinar lentes FX e DX com corpos de câmeras também FX e DX. Aqui você pode perceber nitidamente como sua teleobjetiva fica mais poderosa e sua grande angular perde a graça. Outra funcionalidade muito legal é clicar na lupa logo ao lado da barra de zoom da lente e ter uma lista completa de todas as lentes Nikkon com a possibilidade de escolher entre as FX e DX e a distância focal.

Indicado para quem ainda não entende muito bem esse assunto e para quem quer se divertir um pouco também.

simulador de lentes Nikkor

 

fonte: 1001 Noisy Cameras

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários